Descrição de chapéu Serviços 2020

Vendas de itens de home office e bricolagem crescem em lojas de construção

Leroy Merlin, líder na categoria, registrou aumento de 1.000% em compras online desde o início da quarentena

Fernanda Perrin
São Paulo

Transformar as lojas em um ambiente de encontros era o plano da Leroy Merlin para 2020.
“A ideia era oferecer espaços onde, por exemplo, um arquiteto possa se encontrar com o cliente final para mostrar a planta do apartamento”, conta Adriano Galoro, diretor regional da empresa em São Paulo.

Proximidade também era a aposta da Telhanorte, que iniciou no ano passado a abertura de lojas de bairro, seguindo a tendência já consolidada entre o setor de supermercados.

Com a chegada da pandemia, as empresas estão sendo obrigadas a fazer o movimento contrário: venda a distância via ecommerce.

As vendas online da Leroy Merlin dispararam desde o início da quarentena, ultrapassando os 1.000% de aumento, de acordo com Galoro.

Para além do crescimento, o executivo destaca uma mudança significativa no rol de produtos vendidos.

“Como as pessoas estão dentro de casa, elas querem fazer algo. As vendas de produtos ligados ao faça você mesmo, como tintas e ferramentas, ou seja, tudo que seja de fácil aplicação, explodiram.”

Outra categoria cuja demanda cresceu foi a de produtos relacionados ao home office, como escrivaninhas e armários.

A Telhanorte também vem apostando no ecommerce, além de inaugurar um serviço de drive-thru para que o cliente compre e retire sem a necessidade de contato direto.

As empresas têm buscado ainda reduzir os custos com o frete, mais restritivos para o consumidor em razão do peso elevado de muitos materiais de construção.

Por enquanto, o objetivo é que esse movimento virtual não se esvaia com o fim da quarentena. “Mesmo depois que a crise passar, a venda no digital vai continuar ainda mais forte”, afirma Galoro, diretor da Leroy Merlin.

Vencedora na categoria loja de material de construção: Leroy Merlin

27% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1998 no Brasil
Unidades 42 lojas no país, em 12 estados e no Distrito Federal
Funcionários 10 mil
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Inovação Incentivo constante a novas ideias, com um canal específico para
o atendimento dos novos projetos, em que os colaboradores e clientes são convidados a apresentar
sua propostas a um comitê para aprovação das melhores práticas
Ações sociais A cada dois anos, a empresa lança seu relatório de governança, sob a visão dos temas responsabilidade social, sustentabilidade, diversidade, inclusão e projetos especiais

"Queremos dar a todos a possibilidade de melhorar o seu lar."
Adriano Galoro, diretor regional

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.