Consultora de casamentos há dez anos, Juliana Fraga organiza uma cerimônia por mês, em média. Entre sua clientela, cerca de 20% dos noivos optam pelos chamados miniweddings, para até 70 convidados.
Consequentemente, as listas de presentes estão encolhendo. Mas essa não é a única mudança.
“Muitos noivos já moravam juntos antes do casamento ou tinham duas casas inteiramente montadas. Raros são os casais que começam a montar o enxoval do zero”, afirma Juliana.
A nova realidade impõe adaptações nas redes de lojas de presentes. É o caso da Camicado, que tem 114 unidades em 24 estados.
Segundo o gerente sênior de marketing, Vinicius Rodrigues, as listas de casamento representam 80% do faturamento total das listas de presentes.
“O número de presentes na lista diminuiu. Em compensação, o ticket médio aumentou. Como os noivos convidam pessoas próximas, os convidados tendem a investir mais”, diz.
A relevância não tem mais a ver com o preço. Vasos de cristal e faqueiros de prata, que já foram objetos de desejo, saíram de cena. Segundo Juliana, nas listas enxutas, os utilitários prevalecem.
Para que os casais não se percam diante de tantas opções, o time de vendas da Camicado tem consultoras de listas. “Elas têm a missão de dizer quais itens serão mais importantes no dia a dia”, diz Rodrigues.
Em nome da praticidade, até a forma de entrega dos presentes mudou. Em vez de receber os produtos em casa, os noivos podem optar por vale-compras, no valor de todos os presentes somados.
Em breve, os clientes da Camicado poderão até abrir mão dos presentes convencionais. “Vemos que as cotas de lua de mel, sistema que permite ao convidado contribuir com a viagem, são tendência. Estamos avaliando as transformações do mercado e, ainda neste ano, lançaremos algo”, afirma Rodrigues.
Vencedora na categoria loja de presentes de casamento: Camicado
30% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020
Fundação Anos 1980; adquirida pela companhia Lojas Renner S.A. em 2011
Unidades 114 lojas em 57 cidades do Brasil
Funcionários Cerca de mil
Faturamento Receita líquida de R$ 525 milhões em 2019
Crescimento Abriu nove lojas em 2019
Inovação Inteligência artificial para quantificação de apostas, identificação de tendências e distribuição de produtos por loja. Outras frentes são transformação omnichannel e novos parceiros no marketplace próprio da Camicado, trazendo ampliação do sortimento de produtos
Ações sociais Por meio do Instituto Lojas Renner, apoia instituições como a Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) e a Derdic, que atua na educação de surdos e no atendimento clínico a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem
"Queremos ser lembrados como uma empresa que se coloca no lugar dos consumidores e que faz por eles o que gostaríamos que fizessem por nós. A Camicado tem uma solução completa para quem procura inspirações para uma casa acolhedora e funcional. Com um portfólio extenso de produtos, de diversos estilos e tendências, vamos ampliando cada vez mais nosso espaço no mercado."
Fabio Faccio, diretor-presidente da Lojas Renner S.A.
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