Descrição de chapéu Serviços 2020

Mercadinhos proliferam e ganham a cara dos bairros

Rede Mini Extra, campeã na categoria, abriu em 2016 e possui 105 lojas em SP

São Paulo

Entre os empresários do setor, eles são classificados como mercados de vizinhança: lojas pequenas, de 200 a 300 m², com até quatro caixas e, no máximo 7.000 itens à venda.

Segundo estudo elaborado pela GfK Brasil em 2019, apenas 16,4% dessas lojas, país afora, pertencem a grandes redes. Mas são elas as mais comuns em São Paulo.

O formato chegou à capital paulista em 2001, com a inauguração do primeiro Dia Market, e proliferou de lá para cá. Só a rede Mini Extra, que começou a operar em 2006, já mantém 105 unidades na capital. Ainda com o nome Extra Fácil, a primeira loja, no Tatuapé, só vendia produtos básicos de mercearia —hoje, o sortimento chega a 3.500 itens. Bem mais tarde, em 2014, surgiu a rede Minuto Pão de Açúcar.

O segredo para fidelizar o cliente, segundo Frederic Garcia, diretor dos formatos de proximidade do Grupo Pão de Açúcar, ao qual pertence a rede Extra, é deixar cada loja com a cara do bairro. Unidades próximas a centros comerciais, por exemplo, têm maior oferta de bebidas geladas e alimentos prontos para consumo, enquanto lojas de bairro têm maior variedade de itens de mercearia e produtos de limpeza.

Em 2020, a rede Minuto Pão de Açúcar lançou unidades dentro de condomínios empresariais e sedes corporativas, as primeiras que comercializam refeições rápidas.

Em comum, minimercados têm layout que lembra o das lojas de conveniência. E raramente há estacionamento. O volume a carregar não costuma ser um problema —a clientela compra poucos itens porque visita a loja com mais frequência.

“Hoje, ganha destaque em nossas lojas a venda de bebidas geladas e produtos para preparar lanches rápidos, como pães e frios”, diz Garcia.

Venecedor na catergoria minimercado: Mini Extra

30% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 2017, sucedendo o MiniMercado Extra (2011) e o Extra Fácil (2006)
Unidades 152 lojas, nos estados de São Paulo e Pernambuco
Funcionários 1.800
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Ações sociais A companhia apoia as mulheres e promove a contratação de colaboradores LGBT. Por meio do Instituto GPA, o Extra apoia diversas iniciativas sociais, tais como programa de formação de técnicos especializados para as indústrias, redes de varejo e controle de qualidade, capacitação técnica em panificação e confeitaria e doações de alimentos

"Um diferencial da rede é a escolha dos produtos que serão comercializados. Em cada unidade, isso é adaptado aos gostos e hábitos de compra dos clientes da região. Outro ponto é o calendário de ofertas, que acompanha as ações da marca mãe, Extra, garantindo economia e poder de compra aos consumidores. As marcas exclusivas (Qualitá e Taeq) também trazem produtos de qualidade a um preço bastante competitivo. Quase 70% de nossas lojas ficam na cidade de São Paulo, o que reforça a importância dessa vitória para todo o time."
Frederic Garcia, diretor dos formatos de proximidade

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