Descrição de chapéu Serviços 2020

Aposta de shoppings de luxo é unir marcas populares e grifes

Vencedor na catergoria, Iguatemi se dedica a consumidor com perfil high-low

São Paulo

Ambientes esnobes e seletivos, inteiramente compostos de lojas de grife que praticam preços estratosféricos, passam longe do conceito contemporâneo de shopping de luxo.

Segundo Carlos Ferreirinha, consultor do mercado de luxo, as marcas internacionais ainda são importantes para posicionar os shoppings dentro do segmento. Mas a diversidade é essencial.


“Já não se trata mais de tendência. Essa é a vida como ela é, pois somos plurais. Você pode não ver a Gucci no mesmo corredor que a C&A, ou o restaurante estrelado colado ao McDonald’s, mas todos convivem no mesmo shopping.”

Para Marcelo Miranda, vice-presidente comercial e de marketing do Grupo Iguatemi, o novo consumidor de luxo valoriza o chamado high-low —ou seja, quer consumir tanto peças caras como populares.

Para Ferreirinha, a identidade de cada shopping depende cada vez mais do conjunto de experiências que eles oferecem à clientela. Espaços abertos com luz natural, por exemplo, estão em alta e ajudam a manter o consumidor dentro do centro comercial por mais tempo.

“É o que vemos na área externa de alimentação do Iguatemi, no terraço do shopping JK e nas alamedas do futuro Cidade Matarazzo, que serão extensões da calçada. São espaços contemporâneos que lembram as praças públicas do passado.”

Segundo Miranda, o cliente dos shoppings de luxo também quer poder escolher a forma de consumir. Lançada em 2019, a plataforma Iguatemi 365 permite comprar pelo site e receber em casa ou retirar na loja.
Foi graças a ela que os lojistas puderam manter parte das vendas desde que os shoppings foram fechados em função do isolamento social.

“Nosso negócio é dinâmico e, conforme o público muda, nós mudamos também.”

Vencedor na categoria shopping de luxo: Iguatemi

18% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1966; o grupo, que inclui outros centros comerciais, é de 1979
Unidades O grupo mantém 15 shoppings nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e no Distrito Federal. Na capital paulista, além do Iguatemi, tem o JK Iguatemi
Funcionários Quase 3.000 diretos no grupo todo
Faturamento O grupo teve lucro líquido de R$ 314,3 milhões, um avanço de 20,7% sobre o ano de 2018
Volume de venda Venda total do grupo atingiu R$ 14,2 bilhões em 2019
Crescimento 3,8% em 2019, em relação a 2018
Ações sociais Assinou a plataforma Women’s Empowerment Principles (princípios de empoderamento feminino), projeto da ONU e do Pacto Global para guiar ações em prol da equidade de gênero. Também apoia causas como a Cruz Vermelha de SP

"Operar um shopping center é como cuidar de uma cidade. É um organismo vivo e precisamos estar sempre atentos às tendências e inovações do mercado para responder rapidamente aos desejos dos consumidores, com a qualidade da marca Iguatemi. A atenção a cada detalhe é, sem dúvida, nosso diferencial."
Marcelo Miranda, vice-presidente comercial e de marketing

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