Descrição de chapéu Serviços 2020

Com quarentena, pedágio sem contato é escolha de 64%

Sem Parar é o campeão da categoria pagamento automático veicular na pesquisa Datafolha

Andrea Vialli
São Paulo

Desde o início de abril, as concessionárias de rodovias que operam em São Paulo distribuíram 25 mil etiquetas eletrônicas para pagamento de pedágios aos caminhoneiros que trafegam nas estradas.

A medida, para evitar o contato e o manuseio de dinheiro nas praças de pedágio e minimizar o risco de contágio pela Covid-19, contribuiu para elevar o uso do serviço expresso nas rodovias paulistas.

Durante a quarentena, esse tipo de transação representa 64% dos pagamentos de pedágios —ante os 59% registrados antes da pandemia, segundo a Artesp (agência de transporte do estado).
Responsável por popularizar esses dispositivos eletrônicos no país ao longo de duas décadas, o Sem Parar vem ganhando concorrentes.

Nos últimos anos, vários aplicativos e startups surgiram no mercado brasileiro, o que levou a empresa a expandir o cardápio de serviços e aumentar o investimento em inovação —em 2019, foi 30% superior em relação ao ano anterior.

O pagamento expresso veicular é aceito hoje em mais de 5.000 pontos de uso, entre eles postos de combustíveis, lava-rápidos, drive-thrus de redes de restaurantes e, mais recentemente, locadoras de veículos. “Dos nossos 5,5 milhões de clientes, 75% já usam a tag para pagar serviços em outros estabelecimentos além dos pedágios”, diz Fernando Yunes, diretor executivo do Sem Parar.

A empresa opera só no Brasil, mas pertence à americana FleetCar. Entre os novos projetos, está investindo em parceiras com montadoras de veículos para que o Sem Parar se torne um acessório de fábrica. Além disso, testa uma tecnologia piloto, no Sul do país, para pagamentos via smartphones.

Vencedor na categoria pagamento automático veicular: Sem Parar

18% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 2000
Unidades Mais de 5.000 pontos de vendas no país
Faturamento Não divulga
Crescimento 21% de aumento da receita em 2019
Pessoas Atendidas Em 2019 a empresa ganhou mais de 500 mil novos clientes, um crescimento de 10%
Funcionários 1.800
Inovação O processo de inovação é feito in house com equipes dedicadas. Em 2019, investiu 30% a mais no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos do que em 2018

"É uma honra ser, novamente, reconhecido. Isso é resultado de um bom trabalho em equipe, com foco na experiência do cliente. O Sem Parar criou a tecnologia de pagamento mais fluida, mais ‘frictionless’, do mundo. Nossos clientes fazem os pagamentos simplesmente passando pelas cancelas. Ter um time altamente competente, ousado, engajado e querendo fazer a diferença no mundo é a chave do sucesso do Sem Parar."
Fernando Yunes, presidente

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