Descrição de chapéu Serviços 2020

Maternidades criam centros de apoio ao parto normal

Santa Joana, vencedora na categoria, registra um aumento desse tipo de parto

São Paulo

O percentual de partos por cesárea nas maternidades particulares paulistanas, em 2019, chegou a 80,8% segundo o Sinasc (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos) do Datasus. Segundo a OMS, o índice não deve passar dos 15%.

O Grupo Santa Joana, que engloba as maternidades Santa Joana, Pro Matre e Santa Maria, tem tentado mudar isso —e já registra um aumento dos partos normais.

“Eles respondem por 30% do total, o que é muito bom, pois no passado eram só 10%. Há 25 anos, fomos a primeira instituição a criar um centro de partos normais”, afirma Marco Antônio Zaccarelli, diretor comercial do grupo.

A redução, avalia Zaccarelli, deve-se ao conjunto de programas de apoio que as maternidades oferecem às gestantes e familiares. Entre eles está o Programa Consciência Obstétrica, que envolve equipes multidisciplinares e permite que as futuras mães e pais discutam seus planos ao longo de toda a gestação.

Além de conhecer a estrutura física das maternidades, as gestantes recebem apoio emocional. No novo prédio anexo à Pro Matre, previsto para ser inaugurado em 2020, elas terão acesso a atendimento psicológico, além de nutricionistas e orientação para prática de exercícios.

O programa continua depois do nascimento com a humanização dos procedimentos. Mãe e bebê não se separam até a hora da alta, e o grupo de apoio à amamentação atua durante toda a internação.

Procedimentos semelhantes também já fazem parte da rotina de maternidades da rede pública, diz Maria Rita Mesquita, diretora Sogesp (associação de obstetrícia de São Paulo). “A política do Ministério da Saúde é clara: fazer com que o Brasil deixe de registrar um dos maiores índices de cesáreas sem indicação em nível mundial.”

Vencedor na categoria maternidade: Santa Joana

Santa Joana
19% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1948
Unidades Grupo tem três maternidades, Santa Joana, Pro Matre e Santa Maria, todas na capital paulista
Funcionários 2.154
Pessoas atendidas Realiza cerca de 13 mil partos por ano
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Inovação Em 2019, realizou sua transformação digital e reforçou a atuação em obstetrícia com a parceria firmada com Michael Robson, obstetra irlandês responsável pela criação da Classificação de Robson (adotada pela Organização Mundial de Saúde para monitoramento de cesáreas)
que agora é consultor da instituição
Ações sociais Em 2019, inaugurou a Escola de Ciências da Saúde Santa Joana, voltada a qualificação e capacitação de profissionais da saúde. Há um ano, criou o grupo Nós por Elas, para apoiar e atender colaboradoras vítimas de violência doméstica

"É com imensa satisfação que ficamos em primeiro lugar pela sexta vez consecutiva. Nossa experiência de mais de 70 anos focados em saúde da mulher faz com que tenhamos pioneirismo e excelência no segmento. Temos o maior centro de alta complexidade para gestações de alto risco do Brasil e um dos menores índices de mortalidade materna do mundo. Priorizamos a humanização dos processos, em conjunto com o respeito às escolhas da paciente" Marco Antônio Zaccarelli, diretor comercial

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.