A quarentena em razão da Covid-19 mudou os hábitos de consumo dos brasileiros e impactou positivamente o ecommerce das farmácias.
Apenas na quinzena entre 15 e 28 de março, as vendas online de produtos dispararam 41,25%, segundo estudo realizado pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e a consultoria Konduto.
O coronavírus antecipou um cenário para o qual muitas empresas já vinham se preparando, no qual o comércio eletrônico de medicamentos e produtos de saúde e bem-estar ganha cada vez mais relevância.
A Drogaria São Paulo, eleita por seis vezes a melhor farmácia pelos consumidores paulistanos, apostou na estratégia do omnichannel (integração entre os canais físicos e virtuais), nos serviços digitais e na proximidade com o consumidor.
A integração do mundo físico e online começou pelo aplicativo da rede, Meu Viva Saúde, que foi redesenhado em 2018 e passou a ser a principal interface com os clientes. A plataforma mostra ofertas personalizadas de acordo com o perfil de compra e relembra os usuários de medicamentos de uso contínuo de adquirir seu remédio no prazo certo.
Com a quarentena, a rede passou a ter serviço de delivery em 111 unidades da cidade de São Paulo e mais 600 no resto do país. Outra facilidade bem aceita pelos clientes é o serviço de compra online e retirada na loja, disponível em mais da metade das lojas da capital paulista.
Com mais de 700 filiais no estado de São Paulo e outra centena de lojas em Minas Gerais, Rio, Bahia e Pernambuco, a capilaridade da rede é um fator que ajuda a fidelizar clientes. “É preciso combinar tecnologia com o básico. Não tem inovação se não estiver a serviço do bom atendimento”, diz Marcelo Doll, presidente do Grupo DPSP, que inclui Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco.
Vencedor na categoria farmácia: Drogaria São Paulo
36% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020
Fundação 1943, na capital paulista; em 2011 aconteceu a fusão com a Drogarias Pacheco, formando
o Grupo DPSP
Unidades 700 no estado de São Paulo e mais de cem em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco
Funcionários 25 mil
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Ações sociais Tem um programa que promove
ações nas frentes de diversidade, inclusão e responsabilidade social. O programa atua em três pilares: treinar e sensibilizar, com o objetivo de conscientizar funcionários; revisar e aprimorar, com foco na melhoria de processos; e posicionar e fazer a diferença, com o intuito de promover a diversidade e realizar as ações de impacto social
"Nós existimos para ser o melhor parceiro de saúde dos nossos clientes. Trabalhamos todos os dias pensando em como melhorar a experiência do consumidor e como fazer a diferença na vida das pessoas. Investimos incansavelmente em tecnologia e serviços para estar de ponta a ponta na jornada de saúde dos nossos clientes, oferecendo conveniência, personalização e, mais do que isso, uma relação de confiança" Marcelo Doll, presidente
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