Descrição de chapéu Serviços 2020

Atendimento transparente e certificação sinalizam boa oficina

Porto Seguro é a vencedora da categoria serviço de manutenção de carro

São Paulo

O aumento nos prazos de cobertura de fábrica levou consumidores a mudarem a percepção dos serviços automotivos. Após um convívio de três anos ou mais com o ambiente uniformizado das concessionárias, depois que a garantia acaba, os motoristas tendem a procurar por estabelecimentos que repitam essa experiência na hora de consertar o carro.

Esse é um dos pontos explorados pela Porto Seguro com seus 300 centros automotivos (57 deles na cidade de São Paulo). A empresa segue o padrão das redes autorizadas e aproveita seu bom nome no mercado para cativar consumidores.

A estratégia mostra a mudança no perfil dos serviços de manutenção de veículos, impulsionada ainda pela tecnologia. Essa evolução, quando casada à clareza e à transparência no atendimento, norteia a escolha dos motoristas.

“O grande diferencial é o trato do dono da oficina com o dono do carro. O empresário precisa saber explorar essa relação”, diz Antonio Carlos Fiola, presidente do Sindirepa (sindicato dos reparadores).

Esse relacionamento leva a outro fator importante na hora da escolha: o boca a boca feito por motoristas satisfeitos para amigos e familiares.

Fiola diz também que as certificações ajudam o consumidor a escolher uma boa oficina. A principal chancela do setor é concedida pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), entidade sem fins lucrativos criada em 1994.

O surgimento do instituto coincide com a modernização do setor de oficinas. Nos anos 1990, os profissionais precisaram de treinamento para lidar com novos equipamentos de diagnóstico e, assim, passar credibilidade aos consumidores. Se a oficina exibe os certificados dos cursos feitos por seus funcionários, é um bom sinal.

De acordo com Fiola, há cerca de 14 mil oficinas independentes no Brasil. “O setor é constituído de empresas mais antigas, familiares. A competência nem sempre está ligada à aparência”, afirma o presidente do Sindirepa.

Vencedora na categoria serviço de manutenção de carro: Porto Seguro

9% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1945
Unidades Sede em São Paulo, com 103 sucursais e escritórios regionais em todo o país
Funcionários 13,5 mil
Faturamento R$ 1,387 bilhão em 2019
Crescimento 5% em 2019, em comparação a 2018
Inovação Criada em 2016, a aceleradora de startups Oxigênio tem como objetivo estimular o empreendedorismo. Mais de 40 startups já foram aceleradas, com acompanhamento de mentores do mercado e executivos da companhia
Ações sociais O Instituto Porto Seguro atua nas vertentes cultural, educacional e social, e desenvolve projetos na região de Campos Elíseos, centro de São Paulo. Um deles, o Ação Educa, atende 225 crianças e adolescentes e já formou 1.193 alunos em cursos profissionalizantes

"A premiação parte da opinião dos paulistanos impactados pela nossa atuação, e ver a Porto Seguro nesta posição de destaque, em cinco categorias, é muito significativo. O principal diferencial da Porto Seguro se dá pela relação de confiança entre a companhia e seus segurados, corretores e clientes. Isso faz com que os clientes se identifiquem com a marca e se sintam seguros ao escolher os produtos da companhia e acionar seus mais diversos serviços."
Roberto Santos, presidente

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