Descrição de chapéu Serviços 2020

Lojas de conveniência mudam cardápios e investem em delivery

AM/PM, líder na categoria, fez uma parceria com o aplicativo de entregas Rappi

São Paulo

Filão ainda pouco explorado do mercado brasileiro, o segmento de lojas de conveniência vive uma corrida de empresas que buscam aproveitar melhor seu potencial.

Apenas 20% dos postos de combustíveis brasileiros possuem uma loja de conveniência, de acordo com o Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes).

Mesmo a rede AM/PM, líder do setor, está presente em 35% dos postos da distribuidora Ipiranga.
A rede BR Mania, segunda colocada no ranking, tem praticamente metade desse tamanho.

Para reverter esse quadro, a BR assinou em agosto um memorando com as Lojas Americanas, sinalizando o interesse em firmar uma parceria no segmento de conveniência. Até o momento, no entanto, o negócio não foi fechado.

Também em agosto, a Raízen, dona da rede de postos Shell no Brasil, formou uma joint venture com a mexicana Femsa, detentora da Oxxo, para expandir o número de lojas de conveniência no país.
Para atrair o consumidor, as redes têm investido na oferta de alimentos preparados na hora e em um cardápio mais variado.

Os espaços das lojas também vêm sendo reformulados de modo que se tornem mais acolhedores e atraentes para uma estadia mais longa —e lucrativa— do cliente.

Em sintonia com o investimento em alimentação, a AM/PM também fez uma parceria com o aplicativo de entregas Rappi.

Segundo a empresa, a tendência para esse ano é ampliar o oferecimento de serviços de delivery, aproveitando a capilaridade da rede.

A aposta recente veio a calhar para mitigar os impactos negativos da pandemia do coronavírus, compensando ao menos em parte a redução nas vendas de combustível.

Vencedora na categoria loja de conveniência: AM/PM

13% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1991 no Brasil
Unidades 2.377 em todo o Brasil
Funcionários Mais de 17 mil
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Inovação Tem uma gerência de desenvolvimento e tecnologia, apoiada pelo núcleo de inovação da Ipiranga, o Turbo, que agrega metodologias de design de negócios e conexões com startups, visando acelerar os processos de inovação
Ações sociais O programa de diversidade e inclusão busca promover um ambiente seguro, acolhedor e de respeito às singularidades de cada um. Desenvolve projetos para diferentes stakeholders, com destaque para o programa de voluntariado, que busca promover a educação e o empreendedorismo entre jovens de escolas públicas, e o programa Saúde na Estrada, que visa atender o público da estrada, em especial, os caminhoneiros

"A Ipiranga se destaca por pensar sempre à frente do mercado e investir na comunicação de seus diferenciais. Assim surgiu o conceito de posto completo, e a AM/PM tem um papel fundamental na percepção desse conceito pelo consumidor. O reconhecimento do nosso cliente nos levou a uma expansão acelerada e hoje somos a terceira rede de franquias do Brasil."
Marcello Farrel, diretor

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