Descrição de chapéu Serviços 2020

Megapapelarias reúnem desde clipe e caneta até pó de café

Vencedora na categoria, Kalunga tem de itens de conveniência, a objetos de desejo

São Paulo

O conceito não é novo. Segundo Hugo Hoch, consultor de marketing do Sebrae, foi nos anos 1980 que as lojas de conveniência adotaram o formato one stop shop.

A tradução do inglês, loja de uma parada, soa esquisita em português. Mas o conceito caiu como uma luva no Brasil e, de lá para cá, vem sendo sistematicamente renovado.

“Ao longo do tempo, vimos supermercados passando a vender pneus e ecommerces oferecendo roupas ao lado de eletrodomésticos. É um sistema viável para qualquer tipo de negócio, desde que a comunicação seja bem planejada, para que o cliente não fique confuso”, diz Hoch.

Gigante do setor de papelarias, com mais de 200 unidades físicas em 21 estados, além da loja virtual, a rede Kalunga apostou no conceito one stop shop antes mesmo que ele tivesse esse nome.

Fundada em 1972 como uma pequena loja de bairro na Vila Mariana, zona sul de São Paulo, a empresa se tornou atacadista de suprimentos para escritórios na década seguinte e, nos anos 1990, incorporou a categoria de informática.

Hoje, os estoques englobam todos os itens necessários ao dia a dia de um escritório, do computador ao pó de café, passando pela linha de móveis. “Com isso, conseguimos driblar a sazonalidade, uma questão importante no setor de papelarias, e distribuímos nossas vendas ao longo do ano todo”, afirma Paulo Garcia, sócio-diretor da Kalunga.

Além dos itens de conveniência, há espaço para os objetos de desejo. Garcia não perde de vista a clientela do varejo, que ama papelaria e cultiva o hábito de passear pelos corredores atrás de novidades.

“A evolução do mundo digital não diminuiu o interesse por esses produtos. Nunca tivemos tantas capas de cadernos diferentes, tantos canetas e tantos itens para colorir.”

Vencedora na categoria papelaria: Kalunga

40% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1972
Unidades Mais de 200 lojas no Brasil
Funcionários 5.000
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Inovação Trabalho de forte parceria entre todos os setores da empresa com a área de Business Intelligence (BI), buscando projetos que facilitem a vida dos clientes
Ações sociais Atendimento preferencial, inclusive para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), programa Jovem Aprendiz nas lojas e em áreas administrativas e a campanha Seu Caderno Usado Vale Desconto, em que os clientes podem trocar seus cadernos usados por descontos na volta às aulas

"Toda a nossa história teve início na cidade de São Paulo, que sempre nos acolheu de forma especial. Esse reconhecimento é resultado de um trabalho intenso e diário de toda a equipe na busca por oferecer a maior variedade, lançamentos e tudo o que o nosso cliente precisa em um só lugar."
Paulo Garcia, sócio-diretor

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