Descrição de chapéu Serviços 2020

Lavanderias se moldam a estilo de vida cosmopolita

Vencedora na categoria, 5àSec testa sua primeira loja de autosserviço

São Paulo

Nas últimas décadas, as áreas de serviço diminuíram gradativamente de tamanho até desaparecer por completo nas plantas dos estúdios, como são chamados os novos apartamentos com ambientes integrados.

Mas a mudança no estilo de vida nas grandes cidades não teve reflexo direto no faturamento das lavanderias.

“O mercado ficou estável em 2019. Com os apartamentos menores e a falta de empregadas domésticas, era de se esperar um aumento, que não aconteceu”, afirma José Carlos Larocca, presidente do Sindlav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo).

Na avaliação de Fernando Toledo, diretor de operações da rede de franquias 5àSec, o modelo tradicional de serviço já não se encaixa ao estilo de vida da clientela. Esperar que o cliente vá à loja para levar as roupas e depois volte para buscá-las, por exemplo, é coisa do passado.

Aplicativos como o Lavemcasa e o Lumat funcionam como o Uber, conectando clientes a estabelecimentos que se encarregam do atendimento em domicílio.

Mas já existe alternativa até para quem nunca está em casa —em 2019, a 5àSec começou a instalar armários inteligentes, que só podem ser destravados por QR-code, em edifícios residenciais e comerciais da capital paulista. Depois que o cliente contrata o serviço pelo aplicativo e deixa as peças no armário, a central aciona a franquia mais próxima, que providencia a retirada, a lavagem e a devolução. Até agora são nove lockers, mas a meta é chegar a cem unidades até o fim do ano.

Com 442 unidades no país, a 5àSec testa sua primeira loja de autosserviço. Localizada em Barueri, funciona com máquinas profissionais, que podem ser operadas pelo cliente. “Saímos do modelo de lavanderia de bairro para atuar como multicanal”, diz o executivo.

Vencedora na categoria lavanderia: 5àSec

31% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1968 na França; 1994 no Brasil
Unidades 442 em todo o Brasil, presente em 34 países
Funcionários 50 diretos e 1.828 nas franquias
Faturamento Não divulga
Volume de vendas Em 2019, foram lavadas aproximadamente 12 milhões de peças de mais de
1,5 milhão de clientes
Crescimento Em 2019, houve aumento de 5% no faturamento da rede; a previsão de crescimento para 2020 é de mais 5%
Inovação 2% do faturamento darede é destinado a investimentos e desenvolvimentos em tecnologia
Ações sociais Suporte ao projeto Cepac (Centro de Proteção aos Adolescentes e Crianças), que desenvolve serviços de apoio e o acolhimento institucional. A rede é precursora em propostas de sustentabilidade e redução de emissão de plásticos no ambiente, com uso de insumos biodegradáveis e equipamentos que reaproveitam recursos hídricos

"Somos a maior e melhor rede internacional de lavanderias, e a operação brasileira é a maior do mundo. A grande preocupação da 5àSec é manter o cliente seguro e auxiliar no bem-estar e na saúde dos brasileiros. A pesquisa nos mostra que continuamos no caminho certo: este é o quinto ano consecutivo que recebemos este prêmio, o que comprova que oferecemos aos paulistanos um serviço de qualidade."
Fábio Roth, presidente do conselho de administração

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.