Antes do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, o brasileiro já havia se habituado a comprar brinquedos online. Segundo o levantamento Webshoppers, da Ebit/Nielsen, os consumidores já se enquadram na categoria “heavy users”, pois compram em média 4,6 vezes por semestre.
Nem por isso as lojas físicas perdem importância. Pelo contrário, avalia o especialista em varejo Edgard Ferreira dos Santos Neto. “Hoje, o propósito do varejo é proporcionar experiências agradáveis.”
Esse é o conceito que tem norteado as transformações das 167 lojas físicas da rede Ri Happy.
Desde a inauguração da primeira unidade, em 1988, elas são projetadas com espaços onde os pequenos clientes possam sentar e brincar. Mas o novo modelo de megastore, lançado em 2018, vai muito além.
As 18 novas lojas Mundo Ri Happy, duas delas localizadas em São Paulo, têm até 1.700 m², o triplo do tamanho das lojas convencionais, e vendem outros itens além de brinquedos, como roupas e papelaria.
De acordo com Héctor Núnez, diretor executivo da Ri Happy, o ticket médio nessas lojas chega a ser 15% maior em comparação às demais unidades. “Queremos converter lojas a esse formato e abrir novas. Serão ao menos 50 em cinco anos.”
Ao mesmo tempo, o grupo —também dono da rede PB Kids— investe no aprimoramento das lojas online.
Além de estar presente em grandes market places, como Magazine Luiza e Mercado Livre, a Ri Happy lançou um market place próprio, ainda em fase de testes. “Será uma plataforma completa. Teremos cursos para gestantes, serviços como montagem de bicicleta, reforço escolar e organização de festas”, diz Núnez.
A receita, avalia o consultor Edgard Ferreira dos Santos Neto, resume o futuro do varejo. “Os mundos digital e físico se complementam, um jamais excluirá o outro.”
Vencedora na categoria lojas de brinquedos: Ri Happy
45% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020
Fundação 1988
Unidades 167 em todo o país
Funcionários Mais de 4.000 no Grupo Ri Happy
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Inovação A marca vem liderando a transformação digital do mercado de brinquedos, com lojas físicas e ambiente online integrados para melhorar a experiência de compra
Ações sociais Nos últimos anos, a marca promoveu diversas ações que buscam o respeito às diferenças, como linhas de brinquedo que estimulam a diversidade, além da entrega de brinquedotecas a comunidades carentes de vários estados
"A Ri Happy já faz parte da vida de diferentes gerações e sempre teve o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das crianças. Nosso mix de produtos é o mais completo do mercado infantil. Seguimos em constante processo de evolução e acompanhamos todas as novas tendências, sem perder, é claro, a essência do brincar."
Héctor Núnez, presidente
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