Antes mesmo que as salas de cinema tivessem que fechar as portas em função da pandemia do novo coronavírus, as plataformas de streaming já eram um sucesso no Brasil.
De acordo com a consultoria e auditoria PwC Brasil, elas crescem 16% ao ano. Mas um efeito colateral, que era esperado, não se confirmou. Ao contrário do que se previa, os cinemas não esvaziaram. Pelo contrário —antes da quarentena, o público crescia 7% ao ano.
Para Carlos Giusti, sócio da PwC, as experiências que as salas de cinema entregam seguem sem concorrência, e elas vão recuperar o público assim que reabrirem as portas.
“Sem falar no subsegmento das salas de luxo. Com novas tecnologias, elas elevam a experiência a outro patamar”, afirma.
Com 164 salas, que equivalem a 55% de market share na cidade de São Paulo, a rede Cinemark já tem oito salas premium.
Poltronas de couro para casais, aquecidas e reclináveis, e serviço de comidinhas são alguns dos mimos oferecidos ao público. Telas tamanho GG com som de alta potência e poltronas D-Box, que se movimentam de acordo com o filme, complementam o pacote tecnológico.
Tais recursos agradam especialmente os jovens, na opinião de Daniel Machado Campos, diretor de marketing e digital da Cinemark. Mas o público que permanece fiel ao cinema é bem mais variado.
“Para os jovens, oferecemos novidades tecnológicas e os blockbusters. Mas também recebemos idosos em horários alternativos, durante a semana, e casais à noite. Falamos com todos os públicos.”
Vencedor na categoria cinema: Cinemark
46% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020
Fundação 1984 nos EUA e 1997 no Brasil
Unidades 640 salas em 88 complexos, em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Ações sociais Com o Projeto Escola, busca democratizar o acesso ao cinema para estudantes de escolas públicas e particulares. Também patrocina o Instituto Criar, que promove formação profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual
"É uma honra para a Cinemark ser escolhida pelo público na pesquisa do Datafolha pelo sexto ano consecutivo. A Cinemark procura entender os desejos e necessidades de seus clientes para transformá-los em realidade, tanto em termos de programação quanto de conforto e tecnologia. Desde que chegamos ao Brasil, temos a inovação como marca, oferecendo o melhor da tecnologia de exibição ao público e inaugurando tendências."
Marcelo Bertini, presidente
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.