Descrição de chapéu Serviços 2020

Futuro do fast-food será tecnológico e mais saudável

McDonald's é campeão na categoria da pesquisa Datafolha, com 36% das menções

São Paulo

As redes de fast-food estão se reinventando para tentar acompanhar as mudanças nos hábitos dos consumidores, que nunca foram tão rápidas. “Só nos últimos seis meses, realizamos mais pesquisas do que nos quatro anos anteriores”, diz João Branco, diretor de marketing da divisão Brasil da Arcos Dorados, maior franquia McDonald’s do mundo.

A busca por alimentos saudáveis tem pautado boa parte dos lançamentos da rede —e não é de hoje. Desde 2007, quando o McDonald’s eliminou a gordura trans do cardápio, lanches e bebidas têm quantidades cada vez menores de calorias, sódio, açúcar e aditivos artificiais.

A loja Méqui 1.000, na avenida Paulista, região central de São Paulo, já vende como acompanhamento dos lanches uma salada de folhas com quinoa, tomate e cenoura.

A rede só não entrou ainda na onda plant-based, aposta da concorrência —em 2019, o Burger King fez barulho ao lançar o Rebel Whopper.

Com ajuda da tecnologia, o hambúrguer à base de vegetais simula o sabor da carne. O público-alvo, diz Ariel Grunkraut, vice-presidente de marketing do Burger King Brasil, não são apenas os vegetarianos, mas todos que estão preocupados com a saúde e a preservação do ambiente.

Mas as inovações não entram só pela porta da cozinha. Em 2019, a McDonald’s Corporation adquiriu, por US$ 300 milhões, a startup Dynamic Yield. A empresa usa algoritmos para registrar o comportamento do consumidor e obter padrões.

Em breve, quem passar pelo drive-thru ou usar um aplicativo móvel será reconhecido e poderá receber ofertas personalizadas.

Vencedor na categoria fast-food: McDonald's

36% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1955 nos Estados Unidos; 1979 no Brasil. Desde 2007, a marca é operada na América Latina e no Caribe pela Arcos Dorados
Unidades Mais de mil no Brasil
Funcionários Cerca de 50 mil no Brasil
Faturamento Em 2019, a Arcos Dorados faturou US$ 2,9 bilhões na América Latina e Caribe, com lucro líquido de US$ 88,5 milhões
Crescimento Não divulga
Inovação Investimentos de R$ 1,25 bilhão, desde 2017, para expansão e modernização das lojas
Ações sociais Mantém um programa de contratação de pessoas com deficiência: são mais de 1.500 funcionários PCD no Brasil. Em 2018, criou um comitê de diversidade e há ainda projetos de sustentabilidade e o McDia Feliz, uma das maiores arrecadações de fundos no país para projetos de saúde e educação de crianças e adolescentes

"São Paulo é a cidade em que temos o maior número de restaurantes. No ano passado, em comemoração aos nossos 40 anos no Brasil, inauguramos o Méqui 1.000, hoje um dos pontos turísticos na região da Paulista. Temos como premissa ouvir, de verdade, os clientes. Assim, podemos proporcionar ótimas experiências e realizar as mudanças necessárias para que uma coisa não mude: o prazer ao visitar o McDonald’s."
Paulo Camargo, presidente da divisão Brasil da Arcos Dorados

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