Descrição de chapéu Serviços 2020

Redes de academias apostam em aulas de ginástica, luta e dança

Com 34%, Smart Fit é líder de menções na categoria em pesquisa Datafolha

Fernanda Perrin
São Paulo

Pioneira entre as academias de baixo custo, a Smart Fit consegue se manter na liderança do mercado apesar do surgimento de novas redes. A empresa, fundada pelo empresário Edgard Corona, registrou um crescimento de 30,9% no ano passado, atingindo um faturamento de quase R$ 2 bilhões.

O segredo do sucesso está em uma estrutura enxuta, o que permite a cobrança de mensalidades baixas. Com a concorrência, porém, o modelo teve que sofrer mudanças, entre elas a inclusão de aulas de ginástica.

Essa é a aposta das outras redes de baixo custo para ganhar espaço. A ​Bluefit, por exemplo, tem aulas livres de ginástica, dança e lutas. O spinning (treino com bike) é uma das modalidades oferecidas. O diferencial se reflete em mensalidades mais altas do que as cobradas na concorrente, a partir de R$ 89,90 —na Smart Fit, os planos começam em R$ 69,90.

Outra “fit” na disputa é a Just Fit, fundada por Marco Lara, ex-diretor geral da Smart Fit. Com uma proposta semelhante à da líder do mercado, a Just Fit também busca atrair os clientes oferecendo aulas livres. O leque de opções, porém, é menor do que o da Bluefit. O valor dos planos varia entre R$ 89,90 e R$ 99,90.

O fechamento das unidades em decorrência da pandemia de coronavírus vem obrigando as academias a pensarem em novas soluções.

A principal saída foi oferecer treinos a distância para que o aluno se exercite em casa. A Smart Fit, por exemplo, lançou a plataforma Treine em Casa no mesmo dia em que fechou as portas, em 18 de março. A plataforma é gratuita e acessível para clientes e não clientes.

Vencedora na categoria academia: Smart Fit

34% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 2009
Unidades 814 em 12 países da América Latina
Funcionários 5.805
Pessoas atendidas 2,8 milhões de clientes matriculados até janeiro de 2020
Faturamento R$ 1,9 bilhão em 2019
Crescimento 30,9% em 2019. Para 2020, por conta do impacto da Covid-19, não há previsão de crescimento
Inovação No último semestre, acelerou as iniciativas de transformação digital com adoção da dinâmica de squads de inovação, que são grupos multidisciplinares com profissionais
de marketing, TI e operação
Ações sociais  Destina parte dos impostos a leis de incentivo à cultura e ao esporte para apoiar projetos que democratizam a prática de atividade física. Em 2020, foram beneficiadas 15 iniciativas, como documentários, projetos sociais e espaços de ensaio

"É muito gratificante ver que a Smart Fit é lembrada como referência do mercado e isso é resultado do trabalho desenvolvido por todos os nossos colaboradores que não se cansam de buscar soluções para transformar a vida de mais e mais pessoas. Temos líderes engajados e que sabem ouvir o que os clientes querem. Sempre digo que não é o mais forte nem o mais inteligente que sobrevive, mas aquele que sabe se adaptar."
Edgard Corona, presidente

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.