Descrição de chapéu Serviços 2020

Pagar por aproximação é a bola da vez das bandeiras de cartão

Visa e Mastercard, vencedoras na categoria, expandem tecnologia no Brasil

Andrea Vialli
São Paulo

Novos hábitos de consumo incorporados pelos brasileiros, como as compras online e os serviços disponíveis por meio de aplicativos, ampliaram o uso de cartões de crédito e débito.
Entre janeiro e setembro de 2019, os pagamentos com cartões alcançaram R$ 1,3 trilhão em 15,9 bilhões de transações, um aumento de 18% em relação ao período em 2018.

A tendência de digitalização está só começando, e a bola da vez é a tecnologia de pagamento por aproximação. De acordo com pesquisa da Abecs, associação que representa os meios eletrônicos de pagamento, 10% dos usuários de cartão no Brasil já tiveram alguma experiência de pagamento por aproximação com o uso da tecnologia NFC, em que o consumidor apenas aproxima seu dispositivo (cartão, celular, relógio ou pulseira) da máquina de cartão para realizar a compra.


O Brasil já tem 4.900 cidades aptas a realizar esse tipo de pagamento. Os cartões emitidos pela Mastercard desde abril de 2019 já trazem tanto o chip EMV quanto a tecnologia de pagamento por aproximação.

“O caminho que estamos trilhando no Brasil é muito semelhante ao de outros países: primeiro, incentivamos a aceitação, capacitamos os emissores e, por fim, emitimos os plásticos e habilitamos as carteiras digitais”, afirma João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul.

Segundo o executivo, essas transações no país tiveram um crescimento significativo no ano passado: saltaram de 1,4 milhão em janeiro para 15,4 milhões em dezembro. As cidades que lideram o uso da tecnologia são São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

Na bandeira Visa, os pagamentos por aproximação já são predominantes em países como a Austrália, onde 92% das transações são feitas nesse sistema, e avançam também na Europa (40%). No Brasil, já existem 3 milhões de terminais habilitados para pagamentos por aproximação.
A tecnologia já está presente nos transportes públicos, como o metrô do Rio e os ônibus paulistanos.

Vencedoras na categoria bandeira de cartão de crédito: Visa e Mastercard

Visa
40% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1958 nos EUA; 1987 no Brasil
Atuação  54 milhões de estabelecimentos em mais de 200 países
funcionários  188 no Brasil
faturamento  Não divulga
Crescimento  8,5% em volume de pagamentos para a Visa global
Inovação  Desde 2016 tem centros de inovação, um deles em São Paulo
Ações sociais O programa Visa Causas permite apoiar 17 instituições a cada pagamento no Brasil

"O consumidor está no centro de nossos esforços de inovação. Oferecer os benefícios mais pertinentes aos clientes, engajá-los no apoio a causas e patrocinar eventos de grande interesse mundial fazem parte dessa visão"
Sergio Giorgetti, vice-presidente de marketing da Visa do Brasil

Mastercard
39% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1966
Atuação Presente em mais de 210 países e territórios do mundo
Funcionários  17 mil no mundo
Faturamento  Não divulga
Crescimento  Não divulga
Ação social  Alcançou em 2019 no Brasil um marco na igualdade salarial: mulheres ganham US$ 1 a cada US$ 1 ganho por homens, em comparação feita com base na função

"Nosso compromisso é incluir mais pessoas financeiramente. Essa é a base
do crescimento econômico mais justo, igualitário e sustentável."
João Pedro Paro Neto, presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.