Descrição de chapéu Serviços 2020

Pupilo de Alex Vallauri nos anos 1980 fez releituras de suas obras icônicas

Pai do grafite nacional é homenageado na revista 'O Melhor de sãopaulo - Serviços'

Danae Stephan
São Paulo

Se hoje o grafite brasileiro está entre os melhores do mundo, muito se deve ao trabalho do ítalo-etíope Alex Vallauri.

Era final dos anos 1970 quando ele começou a espalhar por São Paulo, cidade para onde havia se mudado em 1968, seus personagens inspirados nos desajustados, travestis e prostitutas que conheceu em Santos na juventude.

O reconhecimento veio rápido, e Vallauri carimbou com seus estênceis paredes de museus, de bienais de arte e de espaços públicos mundo afora.

Sua ideia era, em suas próprias palavras, “enfeitar a cidade, transformar o urbano com uma arte viva, popular, de que as pessoas participem”.

“Ele expandiu minha consciência, abriu minha cabeça para ver que o mundo era mais amplo, e a arte, mais intensa do que eu imaginava”, conta Ozi, 62, grafiteiro da velha guarda que se tornou, a partir de 1984, pupilo e colaborador de Vallauri até sua morte, aos 37 anos, em 1986.

São de Ozi as obras que ilustram esta revista "O Melhor de sãopaulo — Serviços", em uma releitura-homenagem que, acredita ele, Vallauri teria aprovado. “Se ele fosse fazer esse trabalho, teria esse espírito. Ele ia amar, com certeza —ou me bater”.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.