Descrição de chapéu Serviços 2020

Supermercados querem manter boom de compras online após pandemia

Pão de Açúcar, vencedor na categoria delivery, oferece o serviço desde 1995

São Paulo

A quarentena na cidade de São Paulo tem proporcionado aos supermercados online um aumento de vendas inédito. Segundo a Ebit/Nielsen, o número de novos consumidores cresceu 96% entre 19 e 25 de março.

Tudo indica que boa parte desses clientes recém-conquistados vai manter o hábito de comprar virtualmente depois que o isolamento acabar. “Clientes que não sabiam comprar pela internet aprenderam na marra e vão manter o costume. O boom terá vida longa”, diz Diniz Fiori, diretor da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).


Nesse cenário, saiu na frente quem já tinha o ecommerce bem estruturado. Pioneiro no país, o Pão de Açúcar lançou o serviço em 1995, antes mesmo que a internet estivesse disponível em larga escala.

“Na época, o cliente levava a lista à loja, gravada em um disquete, e recebia as compras em casa”, lembra Rodrigo Pimentel, diretor de ecommerce do Grupo Pão de Açúcar (GPA).

De lá para cá, as vendas remotas ganharam corpo. Novas modalidades, como a entrega em até quatro horas, fazem com que a base de clientes aumente —ao longo de 2019, o ecommerce cresceu mais de 40%.

E não faltam motivos para que o grupo continue investindo no setor. Quem compra online, afirma o executivo, gasta mais. “Entre os clientes do grupo, a cesta de compras de alimentos é seis vezes maior e o ticket médio, cinco vezes mais alto.”

Só que o súbito crescimento da demanda provocou um efeito indesejado: o aumento do prazo de entrega. No setor de alimentos e bebidas, segundo a Ebit/Nielsen, o tempo de espera chegou a quadruplicar.

Para que continuem surfando a nova onda, diz Fiori, varejistas terão que investir em recursos tecnológicos e treinamento das equipes.

Vencedor na categoria delivery de supermercado: Pão de Açúcar Delivery

22% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1995
Atuação Site disponível em todas as cidades do país
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Inovação Primeiro ecommerce do Brasil, hoje oferece diversas modalidades, entre elas o formato
de entrega expressa, que realiza o serviço em até quatro horas, a entrega programada, que ocorre no dia seguinte, e o Click&Retire, em que o cliente compra online e busca as compras na loja. Nas lojas físicas os consumidores já encontram tecnologias como pre-scanning e self checkout
Ações sociais Um destaque é o programa Caras do Brasil, que tem como objetivo valorizar a riqueza de sabores, alimentos e produtos sustentáveis feitos por pequenos produtores brasileiros. Outra ação
é a formação em agricultura de pessoas em situação de rua

"Este resultado reflete a nossa dedicação diária de sempre atender e servir com qualidade e conforto, respeitando o momento de compra de cada consumidor e desenvolvendo e oferecendo as alternativas que ele precisa. O tempo do cliente é valioso. Por esse motivo, buscamos trazer soluções para que a casa do brasileiro esteja abastecida e que o momento de compra no supermercado seja o mais prazeroso."
Rodrigo Pimentel, diretor de ecommerce

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.