Descrição de chapéu Serviços 2021 datafolha

No McDonald's, delivery e drive-thru já são mais da metade das vendas

Restaurante é a franquia mais lembrada pelos paulistanos, segundo pesquisa Datafolha

São Paulo

No McDonald’s, a franquia mais lembrada pelos paulistanos, menos da metade das vendas de 2020 foram feitas no balcão dos restaurantes.

A Arcos Dorados, franquia que opera as unidades McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, incluindo o Brasil, realizou 52% das vendas por drive-thru ou delivery no ano passado.

Só a primeira modalidade representou 38% do total vendido. “Somos considerados um sinônimo de drive-thru, são mais de 470 restaurantes Méqui com esse serviço em todo o país”, afirma Dorival Oliveira, vice-presidente de franquias da rede no Brasil. As vendas desse tipo cresceram 40% na América Latina.

Já o delivery registrou alta de 150% no ano, sendo responsável por 14% do total. Esse crescimento ajudou a empresa a fechar 2020 com 78% do faturamento registrado no ano anterior, apesar da pandemia.

A rede de restaurantes trabalha tanto com entrega por aplicativo próprio quanto com outros serviços, estratégia que está alinhada ao que as franquias estão fazendo no momento, segundo Tom Moreira Leite, vice-presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

A tendência atual é estar presente em todos os canais utilizados pelo consumidor, incluindo grandes marketplaces e plataformas próprias. “É importante ter um aplicativo próprio porque é a única forma das marcas terem os dados dos clientes, e é fundamental conhecer os hábitos de consumo para ser mais eficiente na gestão da oferta e criar promoções personalizadas”, diz Leite.

Fazer parte de uma franquia faz diferença nessa hora. Ter um marketing robusto para se manter na cabeça do consumidor que está em casa só é possível com investimento e capilaridade, algo mais difícil para negócios menores.

“Estar dentro de um sistema de franquias protege o empresário dos impactos que todos os segmentos econômicos estão sentindo e também permite acessar soluções e tecnologias em velocidade maior.”

VENCEDOR NA CATEGORIA FRANQUIAS: MC DONALD’S

22% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços ​2021

Fundação 2007 (Arcos Dorados)
Unidades 2.236 restaurantes em 20 países da América Latina, sendo 1.020 no Brasil
Funcionários Mais de 100 mil na América Latina, cerca de 50 mil só no Brasil
Faturamento R$ 2 bilhões
Crescimento Queda de 32,9%
Ações sociais Faz anualmente o McDia Feliz, que beneficia iniciativas em prol da educação e do combate ao câncer promovidas pelos institutos Ronald McDonald e Ayrton Senna. Também realiza a gincana Bom Vizinho com seus colaboradores, para estimular o voluntariado. O projeto fez mais de 100 mil ações em 15 anos de funcionamento

"O McDonald’s faz parte da história de milhares de pessoas. Isso é resultado de um trabalho diário da companhia, que pauta suas decisões a partir das necessidades dos clientes. Esse reconhecimento é prova de que não há receita melhor do que unir todo o sistema com foco nos clientes, em produtos de qualidade e em uma experiência conveniente e memorável."

Dorival Oliveira

vice-presidente de franquias da Arcos Dorados no Brasil

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.