As vendas de materiais de construção subiram 10,8% em 2020, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A tendência não foi freada nem pela alta dos preços, que chegou a 8,81%, de acordo com a Fundação Getulio Vargas.
"Morar bem passou a ser prioridade para quem antes preferia viajar para a praia ou investir em um carro melhor", avalia Waldir Abreu, superintendente da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção).
Das 131 mil lojas de materiais de construção do país, 67% são de pequeno porte. Nesse setor, as empresas que já tinham um ecommerce estruturado saíram na frente.
Vencedora na categoria pela sexta vez consecutiva, a rede de origem francesa Leroy Merlin, com 43 grandes lojas no Brasil, conseguiu triplicar as vendas online em 2020.
O site da marca foi transformado em market place e ganhou mais variedade de produtos –foi de 100 mil para 350 mil itens. As vendas também são feitas por telefone e WhatsApp. "Na seção de cozinha, por exemplo, os vendedores são treinados para fazer atendimento por chamadas de vídeo, para que possam ver a planta do cliente", diz o diretor de marketing, François Gabert.
Quando se analisa separadamente cada setor das lojas, é fácil compreender que as pequenas reformas foram priorizadas pela clientela. As vendas de pisos laminados e vinílicos, de itens de decoração, de materiais elétricos e de produtos de jardinagem subiram entre 25% e 28,7%.
O segmento campeão de vendas foi o de ferramentas, com crescimento de 36,2%. "O conceito `faça você mesmo', que já é muito popular na Europa e nos EUA, passa por uma explosão no Brasil", avalia Gabert.
Para esse público, a Leroy criou o serviço de aluguel de ferramentas e tem investido em tutoriais no site. Os vídeos ensinam a aplicar massa corrida, instalar ventilador de teto e limpar caixa d'água, entre outros temas. "Até quem nunca fez uma instalação sozinho consegue se sair bem após assistir aos tutoriais."
VENCEDORA NA CATEGORIA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: LEROY MERLIN
32% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021
Fundação 1923, em Nœux-les-Mines, na França. Chegou ao Brasil em 1997
Unidades 43
Funcionários 10 mil
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Ações sociais Como parte do Grupo Adeo, a empresa participa do projeto We Make it Positive, para inserir a sustentabilidade como um pilar. Incentiva o compromisso com o desenvolvimento econômico, ambiental e social, por meio de ações que despertem a consciência cultural e promovam o acesso a direitos. Entre os projetos apoiados estão Construir e Sustentar, Inovadoria, Papel Pintor, Ecobags AACD, OrganiCO2 e Póstera
A Leroy Merlin nasceu com o objetivo de melhorar o lar das pessoas. Com a pandemia, nossa relação com a casa mudou, e pudemos nos aproximar ainda mais de nossos consumidores. Nossa missão sempre foi oferecer uma experiência completa, com serviços e produtos de qualidade
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.