Descrição de chapéu Serviços 2021

Mesmo com loja online, cliente ainda quer ver móvel de perto

Mais lembrada por paulistanos, Casas Bahia prega preços baixos e aposta em linhas descoladas

São Paulo

O mercado brasileiro de móveis, que inclui também os colchões, é o sexto maior do mundo. Ainda atrelado ao formato convencional, concentra 96,3% das vendas em lojas físicas.

Mas aos poucos os novos hábitos de compra impostos pela pandemia começam a mudar o cenário. Em 2020, o ecommerce no setor cresceu 16%, segundo dados da Iemi Inteligência de Mercado. "Acreditamos que as vendas online vão dobrar em 2021", diz Marcelo Prado, diretor da Iemi.

As transformações, contudo, não chegam a ameaçar a importância do ponto físico. "O cliente gosta de ver o móvel de perto. Muitos até começam a escolha pelo canal digital, mas querem passar na loja para dar o OK", afirma Marcelo Ubriaco, diretor de operações da Via Varejo, grupo ao qual pertencem as Casas Bahia.

Vencedora na nova categoria da pesquisa, a rede mantém o setor de móveis como um pilar estratégico. O movimento teve início em 2013, com a aquisição da fábrica Bartira, localizada em São Caetano, na Grande São Paulo.

"Quem entra em uma de nossas 857 lojas físicas vê logo que somos especialistas em móveis, apesar da forte presença dos eletroeletrônicos. Todos os vendedores são treinados na área e alguns estão conosco há 20 anos", afirma ele.

Com grande penetração entre a clientela dos 30 aos 45 anos, a rede passa agora por uma operação rejuvenescimento. O objetivo é conquistar uma geração mais jovem.

Para isso, o Baianinho, mascote da rede, já trocou o chapéu de cangaceiro por um boné. As lojas também começam a passar por mudanças no layout, com exposição de linhas de móveis "mais descolados", como classifica Ubriaco.

"Estamos caprichando na ambientação para que os clientes percebam melhor como os produtos ficariam em suas casas. Mas sem pirotecnia. Queremos tornar a experiência mais leve, porém é importante que o público entenda que não estamos nos sofisticando."

VENCEDORA NA CATEGORIA LOJA DE MÓVEIS: CASAS BAHIA

22% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços ​2021

Fundação 1957

Unidades 857 lojas físicas

Funcionários Mais de 30 mil

Faturamento Não divulga

Crescimento Não divulga

Ações sociais Formalizou a adesão a iniciativas relacionadas à diversidade, como o manifesto Seja Antirracista e o selo Sim à Igualdade Racial. A Fundação Casas Bahia registrou o maior investimento da sua história, com valor 74% maior em relação ao ano anterior, para atender às necessidades emergenciais de comunidades na pandemia, em todo o território nacional. Entre os vários projetos que apoiou está o programa Mães da Favela ON, para o qual doou 5.000 chips de celular com acesso ilimitado à internet por seis meses

As Casas Bahia têm uma presença muito forte na mente, no coração e na casa dos brasileiros. Foi a marca que inventou o crédito, na forma como o conhecemos hoje, e tem uma das histórias mais inclusivas do varejo no país. Esse reconhecimento aumenta nossa a responsabilidade

Abel Ornelas

diretor de operações da Via Varejo

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