Lojas de departamento investem na integração entre físico e online

Mais lembradas pelos paulistanos, Americanas e Renner não abrem mão do ponto fixo e até inauguram lojas

São Paulo

Durante a pandemia, o brasileiro se acostumou a fazer suas compras pela internet. Mas as lojas físicas estão longe de perder importância.

Só no ano passado, a rede Americanas, melhores loja de departamento segundo pesquisa Datafolha, ao lado da Renner, inaugurou 32 novos endereços no país. Para Carlos Padilha, diretor financeiro e de sustentabilidade da empresa, hoje o papel do ponto físico é estar perto do cliente e vender conveniência.

Ele cita como exemplos o projeto Gerentes Digitais, que regionalizou a comunicação com a clientela por meio de páginas de Facebook geridas pelos funcionários de cada unidade, e a função Modo Loja, disponível no aplicativo próprio, na qual é possível ver apenas ofertas e produtos disponíveis em determinado endereço.

Um novo canal de venda, batizado de Na Sua Casa, permite comprar pelo WhatsApp da unidade mais próxima e receber o produto em casa, dentro de poucas horas.

"Temos agilidade para nos adaptarmos às mais adversas situações. Na pandemia, passamos a atuar como um ponto de apoio à população, com o aumento da oferta de bens de primeira necessidade, como produtos de limpeza, higiene e alimentos."

Dentro das lojas físicas, o ambiente é cada vez mais tecnológico. Nas unidades da Renner, que divide com a Americanas o pódio na categoria, 30% da clientela já não enfrenta fila no caixa. É possível optar pelo autoatendimento ou pelas ferramentas de pagamento digital, operadas pelos vendedores.

Quanto menores as filas, maior o conforto em toda a loja, afirma Fabiana Tacola, diretora de operações da Renner. "Conforme o número de caixas diminui, ganhamos espaço para provadores maiores e seções mais interativas. A loja física continua sendo um centro primoroso de experimentação, um lugar para o cliente se divertir e relaxar."

A conveniência também está na pauta da Renner, segundo Tacola. As lojas assumiram o papel de pequenos centros de distribuição, o que garante entregas mais rápidas. O cliente também pode ir à unidade para retirar ou trocar produtos comprados pela internet.

"A gente não acredita na preferência pela loja online ou pela física. As pessoas estão vivendo intensamente as duas experiências, de acordo com cada momento."

VENCEDORAS NA CATEGORIA LOJAS DE DEPARTAMENTOS: AMERICANAS E RENNER

Americanas

12% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021

Fundação 1929
Unidades 1.707
funcionários 34 mil
Faturamento R$ 39,6 bilhões
crescimento 22,5%
Ações sociais  Atua em projetos de desenvolvimento de comunidades ribeirinhas e indígenas, estímulo à leitura e capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social

São mais de 90 anos buscando realizar os sonhos e atender às necessidades das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando as suas expectativas

Carlos Padilha


diretor financeiro


Renner

11% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021

Fundação 1965

Unidades 374 lojas no Brasil, 8 no Uruguai e 4 na Argentina

Funcionários Mais de 21 mil

Faturamento R$ 8,3 bilhões

Crescimento Não divulga

Ações sociais Desenvolve e apoia projetos que promovem o “empoderamento econômico e social da mulher” na cadeia da moda

Este reconhecimento é motivo de orgulho e reflete os esforços de todos os nossos colaboradores, sempre focados em aprimorar a jornada dos consumidores

Fabiana Taccola

diretora de operações

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