O ano de 2020 foi desafiador para os shoppings. O setor faturou R$ 128,8 bilhões, o que corresponde a uma queda de 33,2% em relação a 2019, segundo dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).
Em contrapartida, o interesse crescente pela casa ajudou os centros de compra dedicados à decoração —57% dos consumidores compraram artigos para o lar durante a pandemia, de acordo com um levantamento da Iemi Inteligência de Mercado.
O Lar Center, na zona norte da capital, foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o shopping de decoração preferido dos paulistanos.
Entre as 70 lojas do centro comercial há desde unidades de grandes redes, como Yamamura e Fast Shop, a pequenas casas de tapetes e cortinas. Mesmo quem não tinha um ecommerce estruturado foi estimulado a abraçar os novos padrões de atendimento.
Além de implantar drive-thru para retirada de produtos de pequeno porte, a administração do shopping publicou os contatos de WhatsApp de todos os lojistas em suas redes sociais. Lives com influenciadores também contribuíram para a divulgação de produtos e promoções.
“Quem compra itens para o lar tem o hábito de pesquisar muito antes, mas, logo no começo da pandemia, percebemos que a forma de contato mudaria. A pesquisa se digitalizou, e os lojistas aprenderam a conversar pelo WhatsApp e até a fazer filmagens pelo celular”, diz Guilherme Marini, diretor-executivo.
O resultado foi melhor do que o esperado. Apesar de um fluxo de consumidores 40% menor nos corredores do shopping, as vendas se mantiveram estáveis em 2020.
Agora, o foco é estreitar relacionamento com arquitetos e decoradores, afirma Marini. “Nosso público se concentra nas classes A e B e muitos clientes estão contratando profissionais para fazer pequenas reformas. Para eles, lançamos um novo programa de recompensas, que envolve premiações e cursos.”
VENCEDOR NA CATEGORIA SHOPPING DE DECORAÇÃO:
LAR CENTER
11% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021
Fundação 1987
Unidades Uma, na Vila Guilherme, zona norte de São Paulo
Funcionários 260
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Ações sociais O Instituto Center Norte é uma organização sem fins lucrativos criada em 2002 pela Cidade Center Norte, complexo multiúso do qual o Lar Center faz parte, com a finalidade de ajudar a melhorar a qualidade de vida e a renda dos moradores da zona norte de São Paulo. Em 2018, foi criada a Rede Instituto Center Norte, com o objetivo de promover maior sinergia entre todos os projetos patrocinados e apoiados
"Ficamos muito felizes em receber este prêmio. É o resultado de um trabalho em equipe, que busca ser referência no universo de arquitetura e design em São Paulo. O nosso empreendimento reúne, em um único lugar, lojas com opções que vão desde materiais básicos para construção até peças assinadas por renomados designers de interiores"
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.