Imobiliárias investem em inovação e crescem na crise

Em pesquisa Datafolha, QuintoAndar e Lopes são eleitas as melhores da categoria pelos paulistanos

São Paulo

A rápida adaptação das imobiliárias ao mundo digital foi um dos fatores que contribuíram para o bom desempenho do setor mesmo com a crise gerada pela pandemia.

“Quando começaram os decretos de quarentena, a gente achou que o ano estava perdido. Mas, ao analisar os resultados de 2020, vemos um comportamento positivo do mercado, mesmo em uma situação tão difícil e atípica”, afirma Claudio Hermolin, vice-presidente de Intermediação Imobiliária e Marketing do Secovi-SP (sindicato da habitação).

Empresa que já nasceu digital, a QuintoAndar saiu na frente. Neste ano, a startup foi eleita pela primeira vez a melhor imobiliária pelos paulistanos, ao lado da Lopes, bicampeã da categoria.

Segundo André Penha, cofundador do QuintoAndar, a empresa dobrou de tamanho em 2020, mas esperava ter um crescimento ainda maior se não fosse a pandemia. “A gente gostaria de ter feito muito mais. Mesmo assim, tivemos vitórias importantes de aprendizado.”

A startup lançou uma série de iniciativas em resposta à crise. Uma delas foi a criação de uma ferramenta para que inquilinos renegociassem o valor do aluguel com os donos dos imóveis. Também deu aos proprietários a possibilidade de antecipar até seis meses o aluguel.

Em 2021, o Quinto Andar busca expandir a sua atuação no segmento de vendas, iniciada no começo do ano passado. Além disso, está investindo R$ 50 milhões em inteligência de atendimento ao consumidor.

Há 86 anos no mercado, a Lopes também tem feito importantes investimentos em inovação. A nova versão do portal da imobiliária foi lançada no fim de junho. Nos últimos sete meses, o número de sessões na plataforma teve uma alta de 130%.

“Temos notado a grande procura do cliente, que está com mais tempo para a busca de imóvel e percebeu algumas necessidades no seu lar”, diz Mirella Raquel Parpinelle, diretora-executiva comercial do grupo.

VENCEDORES NA CATEGORIA IMOBILIÁRIA: QUINTOANDAR E LOPES

5% e 4% das menções, respectivamente, na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021

QuintoAndar

Fundação 2013
Atuação Em 30 cidades de 11 estados
Funcionários 1.300
Faturamento Não divulga
Crescimento 100%
Ações sociais Fez uma série de ações afirmativas, como programas de capacitação em tecnologia para mulheres e profissionais negros

Fico muito contente de o Quinto Andar ser lembrado pelo consumidores porque a gente se lembra deles o tempo todo

André Penha

cofundador

Lopes

Fundação 1935
Unidades  100
Funcionários 400
Faturamento R$ 166,8 milhões de receita líquida
Crescimento 13%
Ações sociais O grupo criou uma diretoria que deverá implantar uma cultura ESG (sigla que, em português, significa ambiental, social e governança)

Atuamos em todas as etapas do processo para assegurar sempre a melhor experiência possível

Mirella Raquel Parpinelle

diretora-executiva comercial

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.