Delivery de mercado entra de vez na rotina dos paulistanos

Pão de Açúcar e iFood são eleitos os melhores da categoria em pesquisa Datafolha

São Paulo

A pandemia fez com que as compras online em supermercados aumentassem 29% em 2020, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. “Deixou de ser um gesto quebra-galho para virar um hábito”, diz Rodrigo Pimentel, diretor de ecommerce alimentar do GPA, grupo ao qual pertence o Pão de Açúcar.

“As pessoas já não compram só produtos de limpeza ou bebidas. Itens como frios, laticínios e carnes são metade das nossas vendas.”

A rede é vencedora pela terceira vez consecutiva da categoria, mas desta vez divide o pódio com o iFood. O aplicativo de entregas explora o delivery de supermercados desde 2019 e, em 2020, fez a aquisição da startup SiteMercado. Desde então, o serviço cresce em ritmo acelerado: de dois a três dígitos por mês.

“Tudo o que os mercados têm nas prateleiras pode ser adquirido pelo nosso aplicativo, de congelados a ração para animais”, diz Antonio Mello, diretor de mercado do iFood.

No Pão de Açúcar, mais de 90% dos pedidos são entregues em menos de 24 horas —fregueses com mais de 60 anos têm prioridade na escolha dos horários. A pressa não impede que solicitações especiais sejam atendidas. “Tem cliente que compra o filé e depois telefona pedindo para cortar como estrogonofe”, diz Wellington dos Santos, coordenador de ecommerce da unidade Real Parque.

Os caminhões que fazem as entregas têm três compartimentos, para itens mantidos em temperatura ambiente, refrigerados e congelados.

Já o iFood se encarrega apenas de gerenciar os pedidos e efetuar as entregas. A separação das compras é tarefa dos 3.400 estabelecimentos parceiros em todo o Brasil. Encarregado de operações no Carrefour, um dos parceiros do iFood, Gabriel Pinho dos Santos conta que todas as etapas da separação dos itens são automatizadas.

“Quando recebe sua missão, o funcionário sabe em que posição do depósito vai encontrar cada produto. Ainda assim, é preciso fazer a confirmação pelo código de barras. Não tem como acontecer um engano.”

VENCEDORES NA CATEGORIA DELIVERY DE SUPERMERCADO:

PÃO DE AÇÚCAR

13% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços ​2021

Fundação Ecommerce lançado em 2000
Unidades 182 lojas físicas no Brasil
Funcionários 57 mil colaboradores no GPA, grupo controlador do Pão de Açúcar
Faturamento R$ 1,1 bilhão na operação online do GPA
Crescimento 203% no ecommerce
Ações sociais O Instituto GPA beneficiou mais de 4.000 famílias durante a pandemia com doações de alimentos

"Somos os pioneiros no Brasil em ecommerce alimentar e conseguimos alcançar um feito histórico no ano passado, ao triplicarmos a quantidade de vendas de alimentos online, atendendo à crescente demanda de nossos clientes e garantindo o seu abastecimento de forma segura e com a comodidade desejada"

Rodrigo Pimentel

diretor de ecommerce alimentar do GPA

iFOOD

13% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços ​2021

Fundação 2011
Atuação Presente em mais de mil cidades no Brasil e 50 na Colômbia (desde 2016)
Funcionários 3.000 (Brasil)
Faturamento Não divulga
Crescimento 100% ao ano
Ações sociaisA empresa distribuiu quase 2.000 toneladas de alimentos entre 2020 e 2021 para mais de 680 mil pessoas em situação social vulnerável e cerca de 120 mil refeições, em parceria com instituições como Cufa (Central Única das Favelas) e Ação da Cidadania

"Trabalhamos diariamente para levar uma experiência cada vez melhor, mais completa e capilar para todo nosso ecossistema"

Felipe Crull

diretor comercial

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.