Quarentena fortalece relação com os pets e impulsiona o setor

Petz foi eleita a melhor empresa do segmento, que cresceu 13,5% em 2020

São Paulo

Em 2020, o segmento pet cresceu 13,5% em comparação ao ano anterior. Segundo o Instituto Pet Brasil, o faturamento superou os R$ 40 bilhões, o que posiciona o Brasil como o terceiro maior mercado mundial, atrás apenas dos EUA e da China.

“Durante a quarentena, muita gente resolveu comprar ou adotar um animal de estimação. Quem já tinha um em casa passou a investir em mimos”, diz Nelo Marraccini, presidente-executivo do instituto.

“Os tutores passaram a comprar mais petiscos e brinquedos. Também verificamos um crescimento significativo da procura por produtos de limpeza e higiene, já que os banhos e tosas passaram a ser feitos dentro de casa”, afirma Sergio Zimerman, presidente da Petz.

Pela quarta vez, a rede de pet shops, que tem 84 unidades em São Paulo, foi eleita a melhor da cidade.
Classificados como serviço essencial, os pet shops mantiveram as portas abertas mesmo nos momentos de maior restrição sanitária. Ainda assim, boa parcela da clientela preferiu trocar os pontos físicos pelo ecommerce, segundo Zimerman. “Em 2019, apenas 8% das vendas eram feitas pelo canal digital. No último trimestre de 2020, esse percentual pulou para 26%.”

A garantia de entregas em até duas horas para endereços que ficam a até cinco quilômetros de distância das lojas ajudou a conquistar novos clientes para o online.

A rede também passou a oferecer o serviço veterinário em casa, para consultas e vacinas. Além disso, inaugurou o atendimento batizado de Zero Contato, no qual o cliente avisa quando está chegando à loja e retira as compras sem precisar estacionar, já que o vendedor guarda tudo no porta-malas.

Embora a Petz venda produtos para várias espécies animais, os cães e os gatos permanecem entre os favoritos do brasileiro, diz Zimerman. “Em São Paulo, a preferência pelos gatos, que já crescia antes da pandemia, só aumentou.”

VENCEDORA NA CATEGORIA PET SHOP: PETZ

Petz, com 20% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021

Fundação 2002, como Pet Center Marginal
Unidades 138, em 15 estados e no Distrito Federal
Funcionários 5.374
Faturamento R$ 1,7 bilhão
Crescimento 98% de aumento no lucro líquido
Ações sociais Arrecadou mais de R$ 2 milhões em produtos para ONGs, em parceria com a editora Mol e o Arredondar, e doou R$ 1 milhão para ações de combate à pandemia, direcionado à capacitação de profissionais da linha de frente, montagem de hospitais de campanha, equipamentos de segurança e compra de respiradores. Também lançou a plataforma Adote Petz, que conecta ONGs a interessados em adotar animais

"Se nós conquistamos agora a liderança de mercado, foi por oferecer uma proposta de valor que faz sentido ao consumidor. Proposta de valor significa localização de lojas, layout interno, mix de produtos, preços justos, operação on e offline integradas, para oferecer canais e opções diferentes de compra e excelência em serviços e atendimento"

Sergio Zimmerman

presidente

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.