Motor da pandemia, banda larga tem alta nas queixas

Em pesquisa Datafolha, Vivo foi a escolhida a melhor operadora de internet pelos paulistanos

São Paulo

A transferência do trabalho, das compras e do ensino para dentro de casa com a chegada da Covid teve impactos diretos nas operadoras de internet banda larga. A demanda em alta levou à expansão da rede e a criação de serviços, mas também provocou reclamações recordes em 2020, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A Vivo, que teve um incremento de 40% no volume de tráfego no período mais intenso da quarentena, viu uma alta de 53% na receita do serviço de fibra entre outubro e dezembro de 2020 —quase o dobro do crescimento observado no mesmo trimestre de 2019. A marca foi a vencedora da categoria melhor operadora de internet da pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021, com 45% de menções.

Além disso, a maior procura por internet de alta velocidade em regiões de veraneio levou à expansão da rede de fibra da empresa para o litoral norte de São Paulo no fim de 2020 e para Trancoso, sul da Bahia, no começo deste ano.

Já a Claro, em segundo lugar na pesquisa Datafolha com 33% de lembrança (Claro/Net), teve, na primeira semana de isolamento, um crescimento no consumo de dados equivalente ao crescimento de todo o ano de 2019, segundo Márcio Carvalho, diretor de marketing da empresa.

“O padrão de uso da internet se transformou, com o consumo mais linear em todo o dia, seja para estudar, trabalhar ou se divertir”, diz.

De acordo com o balanço de 2020 da Anatel, as queixas relativas à banda larga fixa foram 31,2% superiores a 2019, enquanto as de outros serviços mantiveram relativa estabilidade. “Muitos consumidores entenderam que o seu pacote não seria suficiente ou enxergaram que não recebiam a velocidade contratada”, afirma Henrique Lian, diretor da Proteste, associação ligada à defesa dos direitos do consumidor.

Para comprovar o problema, Lian recomenda fazer e registrar a medição da velocidade por um mês, em diferentes momentos do dia, com o aparelho conectado à internet por meio de cabo. “É preciso reunir uma documentação consistente e registrar a reclamação com a operadora. Se for preciso, também na Anatel.”

VENCEDORA NA CATEGORIA OPERADORA DE INTERNET: VIVO

45% das menções das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021

Fundação 2003 (Brasil)
Atuação Presente em todos os estados do país
Funcionários 33 mil colaboradores no Brasil
Faturamento R$ 63,1 bilhões
Crescimento 5,1%
Ações sociais Em 2020, a Fundação Telefônica Vivo empregou cerca de R$ 59,4 milhões em projetos sociais, de educação e empreendedorismo, e fez a doação de R$ 38 milhões voltada à distribuição de cestas básicas e à compra de insumos para hospitais públicos. Também realizou, em parceria com o Santander Brasil, a compra de 200 respiradores. Além disso, faz ações para ampliar a diversidade, aumentando a presença de transgêneros, mulheres e negros na companhia

"É fundamental entender quem é o consumidor e o que ele busca. O Melhor de sãopaulo Serviços nos ajuda nisso. O compromisso da Vivo é avançar entregando a melhor experiência em serviços e no atendimento, com o propósito de digitalizar para aproximar, conectando pessoas, negócios e a sociedade como um todo, sempre com o cliente no centro das atenções e decisões."

Fabio Avellar

vice-presidente de experiência do cliente

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