Assistências técnicas apostam em reparos remotos na pandemia

Samsung e Brastemp investem em tecnologia para chegar aos clientes na quarentena

São Paulo

Com as pessoas ficando mais em casa em 2020 por causa da pandemia de Covid-19, a tendência é que seus eletrodomésticos sejam utilizados com mais frequência. Assim, a percepção de problemas nos aparelhos, novos ou não, aumenta.

Segundo o Procon, a quantidade de reclamações sobre “vício ou má qualidade do serviço” nas assistências técnicas aumentou 75% entre 2019 e 2020 (de 1.010 para 1.777).

Ser mais utilizado, porém, não é desculpa para que um aparelho deixe de funcionar corretamente, afirma Igor Marchetti, advogado do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor).

Assim, as assistências técnicas tiveram de se desdobrar para atender às demandas extras com agilidade e qualidade, ainda por cima durante a pandemia, quando os contatos sociais devem ser minimizados.

“O Código de Defesa do Consumidor prevê prazo de 30 dias para esses reparos, desde que o produto esteja na garantia. Se o problema não for resolvido, o comprador pode pedir o dinheiro de volta ou outro produto”, afirma Marchetti.

Segundo o advogado, as reclamações mais comuns são o não cumprimento de prazos e a falta de informações sobre orçamentos (o Código dá ao consumidor o direito de fazer um próprio, evitando a sugestão do fabricante).

Melhores assistências técnicas da cidade segundo pesquisa Datafolha, Samsung e Brastemp apostaram na tecnologia para prestar um serviço bom durante a quarentena.

A Brastemp disponibilizou um canal de DIY (faça você mesmo), no qual o cliente consegue sozinho descobrir o problema de seu aparelho e comprar uma peça para reparo.

A Samsung permite que, em equipamentos com acesso à internet, um técnico acesse remotamente o produto para resolver problemas. Na hora em que visitar a casa dos clientes é inevitável, as empresas afirmam que orientam os técnicos sobre protocolos a serem seguidos e monitoram a saúde deles regularmente.

VENCEDORAS NA CATEGORIA ASSISTÊNCIA TÉCNICA: BRASTEMP E SAMSUNG

Ambas com 7% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços ​2021

Brastemp

Fundação 1954
Unidades Rio Claro, Joinville e Manaus (fábricas)
Funcionários 11 mil
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Ações sociais Desde o início da pandemia, a Whirlpool doou mais R$ 6 milhões. Além disso, produziu face shields e reparou ventiladores pulmonares

"Em um momento de pandemia, o consumidor quer segurança, e somos referência."

Renato Cerri

diretor de consumer care

Samsung

Fundação 1969 na Coreia do Sul; 1987 no Brasil
Unidades Dois complexos industriais e dois centros de produção e distribuição, no AM e em SP
Funcionários 10 mil no Brasil
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Ações sociais Entre outras ações, é parceira da Fundação Amazonas Sustentável, que realiza ações voltadas para a comunidade indígena

"Temos orgulho de ser lembrados. Isso é fruto de um esforço por padronização, porque identidade de marca é também após a venda."

Luiz Xavier

diretor de ​customer service

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