Descrição de chapéu Serviços 2021 ifood

Delivery evolui, mas restaurantes ainda sentem a crise

Em pesquisa Datafolha, iFood lidera entre os paulistanos no segmento de entrega

São Paulo

Mesmo que não tenha sido a tábua de salvação para bares e restaurantes na pandemia, o delivery movimentou cifras expressivas e causou mudanças de hábitos no cliente —que, agora, não pede só almoço, mas café da manhã e menu-degustação.

Para Felipe Crull, diretor comercial do iFood, a pandemia levou uma parcela dos consumidores a enxergar o delivery como algo além da pizza de fim de semana. A empresa viu um aumento de 86% nos pedidos recebidos pelos restaurantes cadastrados na comparação entre dezembro de 2020 e dezembro de 2019.

O delivery também passou a ter mais presença em diferentes momentos do dia. A plataforma teve aumento de 533% na frequência de pedidos de café da manhã feitos durante a semana, entre março de 2021 o mesmo mês de 2020.

Além disso, empresários trabalharam para criar produtos voltados a um consumidor que passou mais tempo em distanciamento social do que esperava. Entre essas soluções estão drinques para finalizar em casa e até menus-degustação.

Foi o que aconteceu com o Rancho Português, na Vila Olímpia, em São Paulo, que lançou no fim do ano passado um menu completo para atender a demanda de festas em casa —com quatro etapas, leva bolinho de bacalhau, duas receitas à base do peixe, pastel de nata e um espumante (R$ 354, para até três pessoas).

Depois do lançamento, o restaurante viu os pedidos de delivery subirem 10% e incorporou a opção ao menu fixo. Mesmo assim, com o salão fechado, a operação equivale a 60% do faturamento convencional.

O delivery responde, em média, por 30% do faturamento de um estabelecimento, segundo a ANR (Associação Nacional de Restaurantes).

Empresários enfrentam uma série de desafios para lucrar com a operação, lembra Ivan Achcar, diretor da EGG (Escola de Negócios da Gastronomia). Entre elas, taxas da operação, adaptação do cardápio e gerenciamento de redes sociais.

VENCEDORES NA CATEGORIA DELIVERY DE BARES E RESTAURANTES: IFOOD

31% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços ​2021

Fundação: 2011
Unidades: Presente em mais de mil cidades no Brasil e 50 na Colômbia (desde 2016)
Funcionários: 3.000 (Brasil)
Faturamento: Não divulga
Crescimento: 100% ao ano
Ações sociais: A empresa distribuiu quase 2.000 toneladas de alimentos entre 2020 e 2021 para mais de 680 mil pessoas em situação social vulnerável e cerca de 120 mil refeições, em parceria com instituições como Cufa (Central Única das Favelas) e Ação da Cidadania

"Trabalhamos diariamente para levar uma experiência cada vez melhor, mais completa e capilar para todo nosso ecossistema"

Felipe Crull

diretor comercial

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