Lojas de conveniência se parecem cada vez mais com minimercados

Rede AM/PM ampliou oferta de itens de mercearia, higiene e limpeza na pandemia

São Paulo

Elas surgiram nos Estados Unidos nos anos 1920, mas só no fim da década de 1980 desembarcaram no Brasil, mais precisamente em São Paulo. Hoje, é difícil encontrar um posto de combustível que não tenha a sua loja de conveniência.

O formato, que já vinha evoluindo nos últimos anos, deu um grande passo durante a pandemia, na opinião do especialista em varejo Edgard Neto, consultor de negócios do Sebrae. “Sempre foi um modelo atraente para quem não quer se deslocar muito. O que mudou foi a experiência oferecida ao consumidor. Na loja de perto de casa, por exemplo, vejo clientes cada vez mais assíduos.”

Vencedora da categoria pelo sétimo ano consecutivo, a rede AM/PM, dos postos Ipiranga, mantém 593 unidades em todo o estado de São Paulo, sendo 215 na capital.

Há cinco formatos de loja. As superstores, dotadas de padaria e restaurante, se parecem cada vez mais com minimercados e vendem até carnes e itens de hortifrúti.

Com a adoção do home office, as famílias passaram a se alimentar mais em casa, promovendo o comércio de bairro. Uma de nossas estratégias foi ampliar a oferta de itens de mercearia, como arroz, feijão, açúcar e café, de higiene e de limpeza doméstica”, afirma o presidente da Ipiranga, Marcelo Araujo.

A seleção de alimentos prontos também foi reforçada e já soma 80 itens. Já a linha de produtos de marca própria, com cerca de 40 tipos de sucos, salgadinhos e bebidas, está prevista para crescer em 2021.

O serviço drive-thru digital permite que o cliente acesse o cardápio pelo celular e faça o pedido sem sair do carro, enquanto abastece. É possível também pedir pelo delivery, que funciona via WhatsApp, e pelas plataformas de entregas.

“O layout das lojas físicas é cada vez mais moderno e acolhedor, mas temos observado uma preferência pela compra digital, que reduz a exposição do consumidor durante a pandemia”, afirma o executivo.

VENCEDORA NA CATEGORIA LOJA DE CONVENIÊNCIA: AM/PM

14% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021

Fundação 1937
Unidades 7.107
Funcionários 2.700
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Ações sociais Com a pandemia, a rede Ipiranga investiu mais de R$ 20 milhões em doações, construção de centros de treinamento e ações de apoio a diferentes públicos, como profissionais da saúde, revendedores, fraqueados, caminhoneiros e população em situação de vulnerabilidade. Em outra frente, promoveu a troca de pontos do
KM de Vantagens por refeições em seus postos de rodovia, atingindo 1,5 milhão de refeições

Um dos nossos grandes diferenciais é o conceito de posto completo, que guia nossa estratégia de facilitar a vida das pessoas em suas diferentes jornadas de mobilidade, com ofertas e soluções cada vez mais completas e digitais. A empresa inova e gera novos serviços e produtos pensando no que o consumidor pode precisar ao se deslocar entre um ponto e outro

Marcelo Araujo

presidente

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