Descrição de chapéu Cenários 2019-2020

Cor azul, carro com teto rebaixado e turismo da maconha são apostas para 2020

Conheça também as tendências nas áreas de gastronomia e coquetelaria

​​Espumantes nacionais, roteiros canábicos e automóveis com preços mais baixos são algumas das apostas para 2020. Conheça as tendências que devem ganhar corpo.  

Azul clássico, tom eleito para 2020 na amostra da Pantone e em itens do cotidiano
Azul clássico, tom eleito para 2020 na amostra da Pantone, visto em itens do cotidiano - Divulgação

COR: SENTIDOS DO AZUL
O inconformismo e a agressividade do momento levaram a Pantone, que dita as tendências de cores para a indústria, a eleger um azul clássico, “calmante e confiável” como o tom de 2020. Batizado de “classic blue”, transmite sensação de calma, confiança e conexão, de acordo com a empresa. A cor deve influenciar em especial a moda, a beleza, a decoração e as embalagens. “É um azul versátil, que fica bem em todo tipo de pele”, diz Blanca Lliahnne, presidente da Pantone no Brasil. Pela primeira vez em 20 anos de pesquisas, a cor do ano foi traduzida em produtos ligados aos sentidos. Foram criados um som, um aroma, um chá e um sabor, em parceria com outras empresas.

Danae Stephan 

CARROS: TETOS E PREÇOS MAIS BAIXOS
Os utilitários compactos ganharão versões com teto rebaixado e estilo mais esportivo a partir de 2020. O primeiro será o Volkswagen Nivus, que estreia no segundo semestre. Fiat, Hyundai e Renault também têm planos para esse nicho e devem exibir seus conceitos em novembro, no Salão do Automóvel de São Paulo. Serão carros com preços entre R$ 70 mil e R$ 80 mil, mais em conta que os jipinhos. Para ampliar o espaço no porta-malas, as carrocerias terão traseira alongada. Essa moda começou no segmento de alto luxo com modelos BMW, Mercedes e Porsche, com valores acima de R$ 300 mil.

Eduardo Sodré

Drinque sem álcool london high ball, servido no Bar do Cofre
Drinque sem álcool london high ball, servido no Bar do Cofre - Carol Gherardi/Divulgação

GASTRONOMIA: A PERFEIÇÃO CHEGA DE MOTO
Excelência no delivery
O olhar exigente do consumidor no restaurante vai se estender ao serviço de delivery, segundo Andre Rodrigues, da consultoria de comportamento especializada em gastronomia Loudtt. Isso significa excelência na embalagem, no respeito ao tempo de entrega, na apresentação  dos pratos e nos ingredientes —e também na transparência das informações sobre a procedência dos alimentos.

Ásia regional
Como a cozinha asiática se torna mais popular no Brasil (caso da coreana), as diferenças regionais devem ficar mais evidentes, assim como já acontece com as culinárias italiana e francesa.

Charcuteria do mar
Chefs usam a técnica de preservação da charcutaria em peixes e crustáceos em suas criações. Imagine uma versão de bresaola (carne curada) à base de atum. 

Drinques sem álcool 
Coquetéis com teor reduzido de álcool ou mesmo sem álcool algum vieram para ficar, dizem os especialistas da área. A moderação também chegou ao universo do vinho: a procura de rótulos com teor alcoólico mais baixo está aumentando, assim como o público consumidor que bebe com frequência menor, mas busca mais qualidade, segundo Rodrigo Lanari, da consultoria Wine Inteligence.

Borbulhas nacionais 
Sucesso entre especialistas estrangeiros, o espumante nacional começa a ganhar mercado aqui. Há uma mudança de percepção do público, que não reserva mais a bebida só para ocasiões especiais, observa Angelica Salado, da Euromonitor. O consumidor bacana, agora, norteia as escolhas pela qualidade e apoia a produção local, dizem experts em tendências.  

Marília Miragaia

TURISMO: APONTA PARA EXPERIÊNCIAS SEM PRESSA E ROTEIROS CANÁBICOS
Aproveite o caminho
Em contraponto ao ritmo ansioso das grandes metrópoles, ganha força a ideia de ir com calma. Transportes mais lentos, como trens e barcos, voltam ao protagonismo, indica uma pesquisa feita pela plataforma de viagens Booking. Esses meios são uma forma de o viajante aproveitar o deslocamento tanto quanto o destino, ou até mais.

Fui, mas não me lembro
Descriminalizada em quase 40 países, a cannabis deve movimentar o turismo. Segundo a empresa de previsão de tendências WGSN, visitas a centros de cultivo e produção de derivados da maconha e retiros canábicos ganharão mais público. Colorado e Califórnia (EUA), Canadá, Espanha, Uruguai e África do Sul são destinos em destaque, diz a consultoria.

Sai o excesso, entra o simples
Destinos clássicos dão espaço a viagens sustentáveis e mais conectadas com práticas locais. O movimento é puxado pela geração Z, engajada ecologicamente e em busca de experiências autênticas, segundo a consultoria de tendências WGSN. Um exemplo são os serviços de aluguel de roupas de lojas locais —que ainda poupam o desgaste de montar uma mala.

Rumo às cidades criativas
Quem viaja muito quer se aventurar por lugares menos conhecidos. As apostas da WGSN são Leipzig (Alemanha), Medellín (Colômbia), Cidade do México e Dakar (Senegal). Todas são consideradas cidades criativas, com manifestações culturais que têm atraído mais visitantes. O distrito de Bang Rak, em Bancoc, na Tailândia, também figura na lista.

Carolina Moraes

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