Descrição de chapéu Opinião

País vive regressão mental, política e cultural de proporções bíblicas

A vida intelectual será enfim elevada à estatura do pensamento de Olavo de Carvalho

​O ano será bom. As escolas ensinarão que a Terra é plana e que Deus a criou assim —e essa é a verdade, pela qual nos libertaremos. Nas salas de cinema (as que ainda não se transformaram em templos) e nas plataformas de streaming serão preteridos filmes com mensagens, mesmo subliminares, ofensivas à família papai com mamãe, ao baile de debutantes, ao rosa para elas e azul para eles, ao perfil light da escravidão, à evidência de que os índios são latifundiários preguiçosos e à certeza de que a Amazônia está sob ameaça de Leonardo Di Caprio.

Na vida real, os humanos direitos poderão trabalhar e andar pelas ruas em paz, com o novo ritmo da eliminação em massa de bandidos e indivíduos propensos ao crime —como se sabe, aqueles todos, ou quase todos, à exceção de empregados domésticos com cartas de recomendação, que têm pele escura e vivem nas favelas.

A vida intelectual será enfim elevada à estatura do pensamento de Olavo de Carvalho, doravante denominado O Cânone —guia luminoso dos patriotas cultivados e funcionários públicos ilustrados. “A Imagem do Homem na Astrologia” e os dois tomos de “O Imbecil Coletivo” passarão a estar obrigatoriamente disponíveis, junto da Bíblia, em salas de espera, repartições, autarquias e cabeceiras de camas de quartos de hotel.

Bem, espero que não se concretizem as previsões acima, obra de uma vidente que preferiu não se identificar, mas admitiu morar em famoso condomínio na Barra da Tijuca.

Seja como for, elas correspondem aos votos sinceros, feitos ao longo de 2019, pela malta que tomou de assalto os órgãos culturais depois que o Mito subiu aos céus da Presidência. Para confirmar, basta conferir as declarações de alguns dos canastrões em cena.

O secretário Roberto Alvim, por exemplo, que arremessou seu chinelo furado contra a atriz Fernanda Montenegro, convocou os colegas de aparelhamento estatal a uma “guerra cultural” —como se fosse disso que o Brasil necessitasse de seu principal gestor público na área de cultura.

Em sintonia com o chefe, o maestro Dante Mantovani, indicado para a Funarte, disse, em dantesca manifestação, que “o rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto”. Não esquecendo que o regente já havia vibrado sua batuta em defesa do terraplanismo.

Os exemplos são inúmeros. Na Ancine, que agora se dedica a destruir o cinema nacional, arrancam-se das paredes os pôsteres de filmes clássicos brasileiros. Para onde se olhe a mensagem parece ser uma só: vamos cortar a luz. O caráter folclórico dessas manifestações não deveria servir para esconder o que, de fato, estamos presenciando: uma regressão mental, política e cultural de proporções bíblicas.


BACURINGA

Montagem com os filmes mais falados do ano foi postado por Kleber Mendonça Filho, diretor de “Bacurau”. Seu personagem, Lunga (Silvero Pereira), surge pintado como o Coringa (Joaquin Phoenix) do diretor Todd Phillips.
Montagem com os filmes “Bacurau” de Kleber Mendonça FIlho e "Coringa" do diretor Todd Phillips - Reprodução

Montagem com os filmes mais falados do ano foi postado por Kleber Mendonça Filho, diretor de “Bacurau”. Seu personagem, Lunga (Silvero Pereira), surge pintado como o Coringa (Joaquin Phoenix) do diretor Todd Phillips.

Marcos Augusto Gonçalves é editor da Ilustríssima

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.