Vovó moderna, Dona Benta é a farinha de trigo mais lembrada por paulistanos

Marca vence pela quarta vez e é citada por 54% na pesquisa Datafolha

Débora Yuri
São Paulo

Uma vovó cozinheira de mão cheia, inspirada em personagem memorável da literatura infanto-juvenil, que cresceu atenta aos avanços sociais e aberta às mudanças de seu público-alvo.

Essa poderia ser Dona Benta, a farinha de trigo preferida dos paulistanos pelo quarto ano seguido. Em 2019, com o lançamento da campanha “Dona do que Você Quiser Ser”, a marca abraçou o empoderamento feminino, promovendo significados mais contemporâneos para a palavra “dona”.

Ela está nas prateleiras desde 1979, quando a fabricante J.Macêdo, nascida em Fortaleza (CE), decidiu substituir suas farinhas regionais por uma única, que tivesse força nacional.

Cresceu escorada num portfólio associado a outras categorias: mistura para bolo, fermento, bolinho de chuva. E em parcerias de peso, caso da linha Sítio do Picapau Amarelo, voltada à garotada.

Em relação às farinhas, a capital paulista responde por 29% do faturamento do grupo de origem cearense, que também é dono da Sol e da Petybon. 

Recentemente, Dona Benta virou produto oficial da protagonista vivida por Juliana Paes, uma boleira que ascende a empresária. “A farinha de todas as donas empreendedoras!”, propaga a marca, antenada com os novos tempos.

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