Descrição de chapéu Serviços 2020

Momento de crise pede cautela ao contratar crédito pessoal

Itaú, vencedor na categoria, abriu prorrogação de parcelas em até 120 dias

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Andrea Vialli
São Paulo

O crédito pessoal é uma das saídas mais usadas pelos brasileiros quando o orçamento aperta. Mas é, ao mesmo tempo, o principal responsável pela negativação de CPFs no país, de acordo com pesquisa realizada pelo SPC Brasil. Em 2019, 69% dos consumidores que tomaram empréstimos pessoais em bancos e financeiras tiveram restrição ao nome.

O quadro pode se agravar ainda mais com os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o emprego e a renda. Por isso, o momento é de muita cautela na tomada de crédito pessoal.

Ao contratar, o consumidor deve verificar se a operação é realmente necessária e adequada ao seu perfil, incluindo a disponibilidade de renda mensal para o valor do empréstimo, as taxas que serão cobradas, o prazo e o custo efetivo total.

“Estamos vivendo um momento de incertezas inédito na economia em âmbito nacional e internacional, por isso a primeira sugestão é não estender os planejamentos para prazos muito longos, como os acima de três anos”, diz Priscila Nicolini, consultora em finanças pessoais.


Em resposta à crise, os bancos começaram um movimento para reduzir juros e alongar o prazo dos empréstimos pessoais. O Itaú Unibanco, por exemplo, anunciou no final de março o repasse integral do corte de meio ponto percentual da taxa Selic para o empréstimo pessoal.

As taxas variam, mas giram em torno de 3,39% ao mês, segundo o relatório do Banco Central.

Os clientes podem ainda solicitar a prorrogação de parcelas em até 120 dias para as linhas de empréstimo pessoal, crédito imobiliário e financiamento de veículos, de acordo com Flávio Iglesias, diretor de produtos pessoa física do Itaú Unibanco. “Clientes em dia podem prorrogar a próxima parcela de empréstimos já em aberto, mantendo a mesma taxa de juros contratada inicialmente.”

Vencedor na categoria crédito pessoal: Itaú

9% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1924
Unidades 4.308 agências físicas e 196 digitais
Funcionários 94,9 mil no Brasil e no exterior
Pessoas atendidas 55 milhões
Faturamento Em 2019, lucro líquido de
R$ 28,4 bilhões
Crescimento Aumento de 10,2% em relação a 2018

"Trabalhamos constantemente na ampliação das ofertas para nossos correntistas, com possibilidade de contratação pelos canais digitais, algo que vem crescendo nos últimos anos. Essa tendência do mercado mostra que o banco está cada vez mais voltado para as rotinas que deixam a vida do cliente mais prática."
Flávio Iglesias, diretor de produtos pessoa física

Relacionadas