Bares de bairro geram diversidade na pesquisa Datafolha para O Melhor de sãopaulo
Visitas às opções próximas da casa dos entrevistados são mais frequentes
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A dispersão da oferta de novos bares pelos bairros da capital paulista reflete-se sobre os resultados da nova edição da pesquisa Datafolha sobre O Melhor de sãopaulo na opinião dos frequentadores de botecos.
Apesar da grande maioria ir também a estabelecimentos em outras regiões da cidade, as visitas às opções próximas da casa dos entrevistados são mais frequentes —a maior parte costuma ir por pelo menos duas vezes na semana a bares das vizinhanças, taxa que cai pela metade quando há necessidade de deslocamento para outras áreas.
O resultado é uma crescente pulverização nas respostas sobre quais são os melhores bares. O diagnóstico fica claro quando se observa que 26 dos 31 nomes mais lembrados têm 1% das menções, cada um, e 46% das citações não alcançam esse percentual.
Para reforçar a tendência, percebe-se que o Bar Brahma, que lidera todas as edições e que já chegou a concentrar 21% das menções como o melhor bar em 2013, conhece agora seu pior desempenho —é citado por apenas 10% dos entrevistados, mesmo com queda significativa no índice geral de desconhecimento ao longo dos últimos sete anos.
Nenhum líder ultrapassa 5% das menções em seus respectivos quesitos e, em alguns itens, como o melhor bar da região onde moram e o melhor bar para se comer, a maioria das respostas não alcança 1%, cada uma.
O cenário indica necessidade de comunicação dirigida associada à cobertura geo-referenciada para marcas que pretendam garantir espaço privilegiado na mente dos frequentadores, já que esse mercado parece cada vez mais atuar com estratégias de “micromarketing” local nos bairros da capital.