Descrição de chapéu Serviços 2021

Pix e open banking dão fôlego à transformação digital dos bancos

Nubank é favorito dos paulistanos na categoria, segundo pesquisa Datafolha

Andrea Vialli

Com a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia, perder horas em uma fila para ser atendido em uma agência bancária, muitas vezes para resolver problemas simples, tornou-se algo ultrapassado.

A tendência beneficiou diretamente o Nubank, vencedor da categoria banco digital, que foi incluída pela primeira vez na pesquisa O Melhor de sãopaulo Serviços. O índice de menções ao Nubank é mais alto entre os mais jovens: têm 16 a 25 anos (50%) e entre os que têm 26 a 40 anos (40%).

A instituição encerrou 2020 com um registro médio de 36 mil clientes por dia e, passado um ano após o início da pandemia, o banco viu sua base de usuários saltar 50% em comparação a março de 2020, alcançado 32,5 milhões de clientes na conta digital e 21 milhões de usuários do cartão de crédito.

A chegada dos pagamentos instantâneos, como o Pix, e do open banking (na adoção de tecnologia padronizada para que os clientes decidam como acessar e com quem compartilhar seus dados financeiros), torna a transformação digital do setor ainda mais premente.

De acordo com Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank, as duas tendências favorecem o consumidor. "O que se vê é o que sempre defendemos: maior agilidade, os consumidores tomando o controle sobre suas finanças e também a luta contra as cobranças de taxas abusivas".

Segundo ela, a afinidade da proposta do Pix com a do Nubank já é refletida no número de cadastro de chaves. Até o fim de fevereiro, o Banco Central registrava quase 182 milhões de chaves ativas no Pix, com o Nubank correspondendo a 20% desse total e a cerca de 30% do número total de transferências, em um universo com mais de 700 instituições financeiras.

Outra tendência capitaneada pelos bancos digitais foi a facilidade no acesso a contas PJ e sua movimentação. De acordo com Junqueira, a conta PJ do Nubank foi lançada em julho de 2019 com a proposta de atender também os microempreendedores individuais (MEIs), cujo número deu um salto na pandemia. A conta PJ oferece transferências ilimitadas, emissão de boletos e Pix gratuito tanto para transferências quanto para envio de cobranças –algumas instituições já cobram pelo serviço.

VENCEDORA NA CATEGORIA BANCO DIGITAL: NUBANK

28% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021

Fundação 2013

Atuação Além do Brasil, tem operações no México e na Colômbia e hubs de tecnologia e talentos na Argentina, na Alemanha e nos EUA

Funcionários 3.200

Faturamento R$ 5 bilhões em 2020

Crescimento 79% da receita, em relação a 2019

Ações sociais Fundo Semente Preta, de R$ 1 milhão, destinado ao investimento em startups fundadas ou geridas por pessoas negras; curso online e gratuito de ciência de dados; meta de ter 30% de funcionários negros até 2025 e 50% de mulheres em cargos de gestão; emissão de carbono zerada

O cliente é o centro de nossas decisões para que, de fato, ele veja suas necessidades atendidas por meio de nossos serviços, sem burocracia nem tarifas abusivas. Oferecemos um atendimento humanizado e eficiente. Prova disso é que há anos mantemos um dos maiores índices de satisfação do cliente do mercado

Cristina Junqueira

cofundadora

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.