Descrição de chapéu Análise

Pesquisa Datafolha reforça o posicionamento de marcas consolidadas

Em itens como açúcar e maionese, o escore das campeãs quase bate 80%

Alessandro Janoni
São Paulo

​A edição deste ano de O Melhor de sãopaulo - Cozinha reforça o posicionamento de marcas que atuam no ramo. Em quase 70% das categorias pesquisadas pelo Datafolha, não há aumento na dificuldade dos entrevistados em apontar as melhores marcas. Dos 37 produtos que possibilitam comparação com 2018, dentre os 50 incluídos no estudo, em apenas 12 há crescimento ou oscilação positiva no índice dos que não sabem responder.

Diferentemente do ano passado, as marcas líderes são as que mais se beneficiam do repertório recente do consumidor: em 68% desses casos, percebe-se ascensão dos nomes que já apareciam em primeiro lugar na pesquisa anterior. O destaque é a categoria cachaça, na qual a campeã volta a patamares elevados de menção e conhece seu melhor desempenho desde 2016, ano do primeiro levantamento feito pelo Datafolha.

Em 16 categorias, as líderes em “benchmarking” (marcas que se tornam referência em qualidade) alcançam citações próximas ou superiores a 50%, um elevado grau de popularidade junto aos consumidores do setor. Nos itens açúcar e maionese, por exemplo, o escore das campeãs quase bate 80% em ambos os casos.

No entanto, sobre alguns produtos, principalmente eletrodomésticos, há maior dificuldade em se apontar marcas. É o caso,  por exemplo, de exaustores, lavadoras de louças, processadores e purificadores 
de água. A tendência se repete em categorias como vinagre, molho de pimenta e cream cheese, mercados onde há espaço em potencial para “recall” e reposicionamento de “players”, inclusive e especialmente para os concorrentes das líderes.

Alessandro Janoni

Diretor de Pesquisas do Datafolha

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.