Primeiro, veio o boom da importação, com vários rótulos de diferentes países chegando a São Paulo e ampliando a oferta de locais para além dos pubs. Depois, a turma daqui se desembestou a criar as cervejas locais, inspiradas nas diferentes escolas do mundo e dando o toque brasileiro —já ultrapassamos a quantidade de mil cervejarias.
Agora, é possível dizer que estamos na terceira onda, na qual cervejarias apostam nos brewpubs, casas que fabricam a própria cerveja e oferecem o líquido o mais fresco possível. E não são apenas as micros da região.
Um exemplo é a Greenhouse, endereço paulistano da belga Hoegaarden. Se você quer tomar a witbier recém-saída da torneira de Hoegaarden, esse é o melhor lugar da cidade e do hemisfério Sul.
Quer dar uma volta no globo sem deixar o largo da Batata? É só se dirigir à Goose Island, marca de Chicago com vários rótulos que saem direto dos barris de inox do bar em Pinheiros. Em comum, ambas são da Ambev.
Para fechar a viagem no melhor estilo alemão, a dica é o Biergarten Munique, com três versões do chope Paulaner, o mais vendido na Bavária. “Prost!”
Escolas cervejeiras
São quatro: alemã, belga, inglesa e americana. Elas têm a ver não só com a região, mas também com um estilo de fabricação.
Alemã
Pode acrescentar as pilsen (tchecas) à escola, da qual advém a Lei da Pureza. Criada em 1516, determina que a bebida seja feita com malte, água e lúpulo (levedura foi acrescentada depois). No Biergarten Munique, dá para encontrar estilos como hefe-weiss ou salvator, da Paulaner.
Biergarten Munique - Shop. Center Norte. Trav. Casalbuono, 120, Vl. Guilherme, tel. 2252-2427. Seg. a dom.: 11h30 à 24h.
Belga
Inventiva, é conhecida pelo uso de outros ingredientes, como a witbier, que acrescenta casca de laranja e coentro e é especialidade da Hoegaarden.
Hoegaarden Greenhouse - R. Fernão Dias, 672, Pinheiros, tel. 3031-5099. Ter. a qua.: 12h às 24h. Qui. a sáb.: 12h a 1h. Dom.: 12h às 22h.
Inglesa
A escola tem rótulos com amargor acentuado, as bitters, incluindo pale ales ou uma boa Punk IPA, clássica da escocesa BrewDog.
BrewDog - R. Coropé, 41, Pinheiros, tel. 3032-4007. Seg. a qui.: 15h às 24h. Sex. a sáb.: 12h a 1h. Dom.: 12h às 22h.
Americana
É marcada pelo terroir dos Estados Unidos, que confere aromas e sabores especiais ao lúpulo. Uma das boas artesanais é a Goose Island, de Chicago.
Goose Island - R. Baltazar Carrasco, 187, Pinheiros, tel. 2886-9858. Ter.: 18h às 24h. Qua. e qui.: 12h a 1h. Sex. a sáb.: 12h a 1h. Dom.: 12h às 22h.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.