Descrição de chapéu Cenários 2019-2020

Terra plana, Bettina do milhão e Neymar foram alvos de memes

Veja 22 ilustrações adaptadas do que reverberou nas redes neste ano

“Querem me deixar como rainha da Inglaterra?”, queixou-se Bolsonaro em 22 de junho, sobre projeto de lei que transferiria a parlamentares o poder de indicar integrantes das agências federais reguladoras.

O tratamento gráfico do meme abaixo e de outros que tomaram as redes —e que ilustram a edição da revista Cenários 2020— são de Adams Carvalho. Confira a seleção completa:

Meme mostra Bolsonaro vestido com trajes da rainha da Inglaterra
Adams Carvalho

 Novo uniforme

Meme mostra médicos perguntando "É menino ou menina?"; o médico que está com o bebê no colo responde "Não sei, tá sem roupa!"
Adams Carvalho

No terceiro dia do governo Jair Bolsonaro, Damares Alves, ministra da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos, apareceu em vídeo comemorando uma “nova era no Brasil”, na qual “menino veste azul e menina veste rosa”. Imediatamente virou meme e passou a ser contestada nas redes, com fotos em que anônimos e celebridades usavam o “dress code” ​invertido.

Metáforas animais 

Meme mostra Bolsonaro erguendo seu filho com os braços reproduzindo cena do filme "O Rei Leão"
Adams Carvalho

Vídeo na conta do presidente no Twitter, em outubro, o comparou a um leão ameaçado por hienas —essas, por sua vez, representando STF, OAB, feminismo, PT, PSOL e imprensa. As metáforas animais começaram a circular em julho, com um meme inspirado no filme “O Rei Leão”, em que Bolsonaro apresenta o filho Eduardo ao mundo. A expressão “hakuna matata”, do longa, virou “hakuna mamata”, uma crítica à indicação do filho caçula de Bolsonaro para a embaixada em Washington. “Se puder dar um filé mignon ao meu filho, eu dou”, disse.

Carona com Greta

Meme mostra Gilmar Mendes dentro de um trem; do lado de fora da janela do vagão, Rodrigo Janot aparece apontando a arma para Gilmar Mendes
Adams Carvalho

Deu pano para meme a fotomontagem postada em setembro pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que mostrava a ativista Greta Thunberg lanchando em um trem, com crianças famintas olhando de fora. Uma das sátiras mirou o ex-procurador-geral Rodrigo Janot por ter declarado, na ocasião da divulgação de seu livro, ter ido armado um dia ao STF para matar o ministro Gilmar Mendes, que teria inventado uma história sobre sua filha.

Na rua, na chuva...

Cariocas não perdoaram a sanha do prefeito Marcelo Crivella (PRB) contra a HQ “Vingadores - A Cruzada das Crianças”, que ele mandou recolher na Bienal do Livro por ter beijo gay. Dá-lhe meme com o beijo censurado em enchentes, ônibus lotados, buracos nas ruas e outras mazelas do Rio
Adams Carvalho

Cariocas não perdoaram a sanha do prefeito Marcelo Crivella (PRB) contra a HQ “Vingadores - A Cruzada das Crianças”, que ele mandou recolher na Bienal do Livro por ter beijo gay. Dá-lhe meme com o beijo censurado em enchentes, ônibus lotados, buracos nas ruas e outras mazelas do Rio

Agora eu era herói

Meme mostra dois retratos de Sergio Moro: o da esquerda, sorrindo e com a frase "Com Vaza Jato", e, o da direita, sem sorrir e escrito "Com Vaza Jato"
Adams Carvalho

Mais um meme derivado de disco de Chico Buarque, mostra o ex-juiz Sergio Moro antes e depois do vazamento, em junho, de diálogos entre ele e procuradores da força-tarefa. Paródia da música “João e Maria” ridicularizando a relação entre Moro e Dallagnol, no Zorra Total, da Globo, viralizou.

Quem causou

Meme mostra imagem do Leandro Demori e os termos "Adorei", escrito em cima e "Vou Vazar", embaixo
Adams Carvalho

Os responsáveis pelos vazamentos da Lava Jato foram os jornalistas Glenn Greenwald, fundador do  site Intercept, e Leandro Demori, editor (acima).

De grão em grão

Meme mostra mulher loira de costas segurando um milho gigante prestes a subir uma escada
Adams Carvalho

Bettina Rudolph, da consultoria de investimentos Empiricus, viralizou em março com vídeo de cinco segundos: “Oi. Meu nome é Bettina, eu tenho 22 anos e 1 milhão e 42 mil de patrimônio acumulado”. A fortuna teria sido conquistada em apenas três anos,  com ações na bolsa. Internautas não compraram a história e o Procon multou a empresa em R$ 58,2 mil por publicidade enganosa disfarçada de depoimento espontâneo.

Confuso em Davos

Meme mostra ator John Travolta confuso no filme “Pulp Fiction” com cenário de Davos
Adams Carvalho

O clássico meme do ator John Travolta confuso no filme “Pulp Fiction” voltou a circular em janeiro, na estreia de Jair Bolsonaro em eventos internacionais. Ele surpreendeu a organização do fórum mundial de Davos e repórteres ao cancelar na última hora uma entrevista da qual também participariam Paulo Guedes, Sergio Moro e Ernesto Araújo. A Presidência acusou a imprensa de provocar o cancelamento, por “abordagem antiprofissional”. A versão mudou mais duas vezes antes de o presidente dizer que seguia recomendações médicas.

A história sem fim

Adams Carvalho

Faz mais de três anos que a população britânica votou pela saída do Reino Unido da UE (União Europeia), mas a novela do brexit não dá sinais de estar no fim. O premiê Boris Johnson assumiu em julho, após renúncia de Theresa May, porém, não conseguiu cumprir sua promessa de resolver o imbróglio a qualquer custo até 31 de outubro. O novo prazo é 31 de janeiro de 2020. O problema é que o país está dividido sobre o acordo. Em outubro, o grupo People’s Vote (Voto do Povo) começou um movimento para conseguir um novo referendo.

Sem tempo, irmão

Meme mostra Jair Bolsonaro do lado de fora de um trem com um balão escrito "I love you"; do lado de dentro, Donald Trump aparece comendo uma pizza com a frase "Com um bafo desse não dá"
Adams Carvalho

​Mais um meme derivado da foto fake de Greta Thunberg. A brincadeira alude a duas situações: a declaração de Jair Bolsonaro ao presidente americano na assembleia da ONU (“Eu te amo”), em setembro —que teve como resposta um “bom te ver”—, e a descoberta, em outubro, de que os EUA negaram o ingresso do Brasil na OCDE, apesar do endosso de Trump em março, quando Jair e Eduardo Bolsonaro o visitaram.

Papo de padaria

Meme mostra foto de Emmanuel Macron a esquerda escrito "Pão Francês" e, a direita, Jair Bolsonaro com os dizeres "Pão que o diabo amassou"
Adams Carvalho

Quem tacou fogo na pior disputa territorial  entre Brasil e França desde a invasão do Rio, no século 16, foi Emmanuel Macron: em reunião do G20, em junho, ele declarou  que a França não assinaria acordo comercial com o Brasil caso o país deixasse o pacto climático de Paris. O conflito atingiu seu auge quando Bolsonaro endossou com risadas o post de um seguidor que chamou de feia a primeira-dama francesa: Brigitte Macron virou alvo do machismo por ser 24 anos mais velha que o marido.

Vamos falar de coisa boa 

Meme mostra reprodução de live de Jair Bolsonaro falando sobre as pulseiras de Nióbio; montagem com chamadas parece programa que vende joias pela TV
Adams Carvalho

Em 27 de junho, o presidente fez uma live no Facebook diretamente do Japão, onde participava da cúpula do G20, para mostrar o cordão de nióbio comprado lá e divulgar as virtudes do metal raro. Ficou igualzinho aos programas que vendem joias pela TV, e as redes não perdoaram. Ele voltou ao assunto no discurso na Assembleia Geral da ONU, em setembro, ao destacar as abundantes reservas brasileiras de nióbio em terras indígenas.

Terra plana à vista

Meme mostra planetas do sistema solar representados com esferas. O planeta terra aparece como uma superfície plana
Adams Carvalho

O Datafolha constatou, em julho, que 7% dos brasileiros —mais de  10 milhões de pessoas— acreditam que a Terra tem o formato de um disco. O tema ganhou vários memes ao longo do ano. Em novembro, mais de 400 pessoas pagaram ingresso para participar da primeira Convenção Nacional da Terra Plana, a FlatCon, em São Paulo. Nos círculos terraplanistas, a Terra redonda é uma farsa globalista da qual participam cientistas, professores, cartógrafos, engenheiros, agências espaciais, astronautas, pilotos e jornalistas.

Fogo no mato

Adams Carvalho

Circularam nas redes em novembro memes de Leonardo DiCaprio tacando fogo na Amazônia com uma “mamadeira de piroca” —na campanha presidencial, vídeo fake afirmava que Fernando Haddad (PT) iria distribuir mamadeiras com bico em forma de pênis em creches. O meme surgiu após Bolsonaro acusar o ator de financiar ONGs ligadas a terrorismo ecológico.

Inferno astral

Meme mostra Neymar sorrindo com as seguintes frases: "New year/New Memes/Neymar" e "Saudades do que a gente não viveu ainda"
Adams Carvalho

Depois do bullying em escala planetária que puniu o Neymar cai-cai da Copa da Rússia, 2019 foi ainda mais complicado para o jogador. Uma acusação de estupro e agressão pesou sobre ele a partir de maio, antes de a Justiça arquivar o processo, em agosto, e o Ministério Público denunciar a acusadora, Najila Trindade, por calúnia e extorsão. Desentendimentos com o PSG e a contratação do atacante francês Griezmann pelo Barcelona contrariaram seus planos no futebol europeu. Para completar, o Brasil de .Tite venceu a Copa América, em casa, sem seu camisa 10.

Ataque bipolar

Meme mostra logo do Cinemark adaptado com a palavra "Cinemarx"
Adams Carvalho

A interferência no logo acima surgiu nas redes em meio à guerra ideológica acirrada com a ideia de celebrar o 31 de março. A Cinemark foi atacada dos dois lados. Pela esquerda, por exibir em seis cidades o documentário pró-golpe “1964: O Brasil entre Armas e Livros”. E pela direita, por não exibi-lo no Rio. A rede foi acusada de censura e houve conclamação ao boicote na internet.

Prêmio dobrado

Meme mostra dois retratos justapostos do Chico Buarque sorrindo com as frases "Ganhei o prêmio Camões" e "Bolsonaro não quer assinar"
Adams Carvalho

Chico Buarque venceu em maio o prêmio Camões, condecoração literária mais importante da língua portuguesa. Em outubro, tornou-se público que Bolsonaro não queria assinar o diploma que acompanha o prêmio de € 100 mil —ele disse que tinha até 31 de dezembro de 2026 (fim de um hipotético segundo mandato) para assiná-lo. “A não assinatura do Bolsonaro no diploma é para mim um segundo Prêmio Camões”, respondeu Chico, cuja capa do álbum “Chico Buarque de Hollanda” (1966) rende graça até hoje.

Chuva dourada

Meme mostra dois cachorros da raça Golden Shower; um segura uma mangueira e joga água no outro
Adams Carvalho

Meme fofo com o cão golden retriever ilustra o episódio “golden shower”: no Carnaval, graças a vídeo pornô tuitado por Bolsonaro no perfil oficial, quem não sabia o nome do fetiche sexual de urinar no parceiro ficou sabendo.

De volta à URSS

Meme mostra foto dos quatro integrantes dos Beatles com os seguintes nomes: John Lenin, Paul Marxcarney, Ringo Stalin e Leon Harrison
Adams Carvalho

A fotomontagem acima funde os nomes-chaves da Revolução Russa e os dos Beatles para zoar com as declarações do novo presidente da Funarte, o maestro e youtuber Dante Mantovani, anunciado em dezembro. “Os Beatles surgiram para combater o capitalismo e implantar a sociedade comunista. O rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto”, afirmou ele. De acordo com sua teoria, a banda inglesa fazia parte de um plano soviético para destruir os EUA e o capitalismo burguês.

Lost in translation

Meme mostra imagem de Lady Gaga espantada, outra imagem de Luan Santana e Paula Fernandes e a reprodução de um tweet da americana escrito "Brazil, I'm devastated!"
Adams Carvalho

Paula Fernandes e Luan Santana viraram piada nas redes, em maio, com a tradução de “Shallow”, de Lady Gaga, tema do filme “Nasce Uma Estrela” e vencedora do Oscar de melhor canção original. Na versão brasileira, o verso “juntos e shallow now” substituiu “we’re far from the shallow now” (“agora estamos longe da superfície”) —uma adaptação meio em inglês, meio em português e sem sentido em qualquer um dos dois idiomas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.