Além de destacar marcas tradicionais na prestação de serviços para a casa, a pesquisa O Melhor de sãopaulo 2022 mostrou a força das novidades que reconfiguraram o setor na pandemia. Um exemplo é a imobiliária digital QuintoAndar, que dobrou o percentual das menções obtidas: foi de 5% na edição anterior para 10%.
A tecnologia virou um ativo importante no mercado imobiliário, aplicando análise de dados à precificação de imóveis e aos processos de financiamento, o que torna tudo mais ágil, diz Bianca Tavolari, professora do Insper.
Quem busca serviços para o lar deve manter esse apreço pela digitalização e também a preocupação com o bem-estar, reflexo do período de isolamento, avalia Fábio Mariano Borges, professor da ESPM.
"As pessoas deram um novo significado ao tempo em casa, que precisou ser funcional e mais agradável."
O movimento alcançou o ramo de mobiliário, que cresceu 7% em 2021 nas vendas de varejo. A expectativa para este ano é menor, com variação de 3%, segundo projeção do IEMI, instituto de pesquisas de mercado.
LOJA DE MÓVEIS: CASAS BAHIA
Para comprar móveis, loja física ainda é relevante
Seja para decorar a casa ou efetivar reformas, o consumidor atualmente faz uma jornada híbrida de compra entre loja física e canais digitais.
Essa era uma tendência crescente do setor de móveis e decoração que foi acelerada pela pandemia de Covid-19, com apoio das redes sociais.
"As dicas dos influenciadores se tornaram referências. A partir daí, a pessoa busca na internet e vai às lojas", diz Fábio Mariano Borges, professor da ESPM especializado em comportamento do consumidor.
Na Casas Bahia, considerada a melhor loja de móveis na pesquisa Datafolha, a transformação digital também explodiu. Cerca de 60% de suas vendas agora ocorrem na internet, segundo Ilca Sierra, vice-presidente de marketing de experiência da Via, empresa controladora da rede.
Entre as estratégias para manter a relevância no mercado, ela cita diversificação do mix de produtos e movimentos para estreitar a relação com causas contemporâneas e a comunicação com o público jovem.
Hoje, a rede vende cerca de 41 milhões de produtos em seu marketplace e tem um influenciador digital como mascote. O CB, nova identidade do Bahianinho, é adolescente, participa de transmissões de jogos e fala sobre cultura pop, diz Sierra, que valoriza ainda a tradição da empresa na categoria. "Temos uma longevidade que poucas marcas alcançam."
CASAS BAHIA
17% das menções
Fundação
1957
Unidades
945, em todas as regiões do Brasil
Funcionários
51 mil, total de colaboradores da Via (Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br)
Faturamento
Não divulga
Crescimento
101 novas lojas em 2021, incluindo uma mega, em São Paulo
Estamos na mente do consumidor na categoria, que é nossa tradição, mas também marcamos presença na vida das pessoas em inúmeras ocasiões. Em 2021, aceleramos nossa estratégia de marketplace, que já soma mais de 40 milhões de produtos e 120 mil lojistas
SHOPPING DE DECORAÇÃO: LAR CENTER
Proximidade com a casa deve se manter em 2022
"As pessoas vão sentir falta de casa, do lugar do qual se aproximaram nos últimos anos", diz Maurício Ferro, diretor de marketing e inovação da Cidade Center Norte, complexo comercial onde está o Lar Center, melhor shopping de decoração da capital paulista de acordo com os entrevistados pelo Datafolha.
O empreendimento da zona norte paulistana vence esta categoria da pesquisa O Melhor de sãopaulo pelo quarto ano consecutivo. Para Ferro, o Lar Center se beneficia do conjunto comercial como um todo.
"A pessoa pode ir ao cinema no shopping Center Norte e, quando atravessa a rua, já está em um ambiente diferente, buscando inspiração para sua casa."
Segundo a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers), o país tem hoje dez centros deste nicho, dois deles na cidade.
Os dois últimos anos foram atípicos para o mercado de móveis e decoração, um reflexo do período de isolamento social. A expectativa atual é de estabilização, explica Cândida Cervieri, diretora-executiva da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário).
Segundo ela, o setor deu um salto a partir de julho de 2020, justamente durante o período inicial da pandemia. O crescimento se estendeu até meados do ano passado.
"As empresas que não usaram esse boom do mercado para se estruturar vão sair mais fracas", afirma Maurício Ferro, do Lar Center.
LAR CENTER
13% das menções
Fundação
1987
Unidades
1, na zona norte de São Paulo
Funcionários
600
Faturamento
Não divulga
Crescimento
Não divulga
O complexo está sempre se reinventando para atender às novas demandas. É uma referência do sonho de casa
SEGURO RESIDENCIAL: PORTO
Seguradoras miram serviços customizados
Investimento em tecnologia torna o serviço das seguradoras mais ágil e personalizado. No caso de coberturas residenciais, é possível simular visitas a prédios por meio de drones, sem exigir a presença física no local.
"Isso melhora a prestação de serviços, a gestão e a precificação das apólices", explica Luiz Paulo Fávero, coordenador do MBA da USP em data science e analytics.
No Brasil, dos cerca de 72 milhões de domicílios existentes, apenas 11 milhões estão segurados. O índice de penetração, baixo, é de 15,8%.
Com a módica popularidade, o setor mostra potencial de crescimento, diz Jarbas Medeiros, diretor-executivo da Porto para residências e condomínios, entre outros ramos. Vencedora da categoria, a Porto Seguro passou por reestruturação após a realização da pesquisa Datafolha e agora se chama apenas Porto.
"Investimos cada vez mais em análises e inteligência para acompanhar as necessidades do cliente", conta Medeiros. "Precisamos simplificar a jornada de consumo, com menos termos técnicos, para a pessoa entender o que está contratando."
PORTO
40% das menções
Fundação
1945
Unidades
55 sucursais
Funcionários
13 mil
Faturamento
R$ 21,5 bilhões em 2021
Crescimento
3,4% em 2021
(índice restrito aos seguros residenciais)
Tecnologia e soluções inovadoras são as principais aliadas da Porto e estão contribuindo diariamente para o aprimoramento da experiência do consumidor
IMOBILIÁRIA: QUINTOANDAR
Proptechs inovam o tradicional ramo imobiliário
As proptechs (do inglês "property technology"), startups do mercado imobiliário que operam baseadas em tecnologia, vêm se popularizando cada vez mais. Bianca Tavolari, professora do Insper e pesquisadora do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), avalia que empresas do gênero "inovaram e provocaram uma disrupção em um mercado tradicional".
A análise de dados pode estimar o quanto uma pessoa vai ser boa pagadora, o que facilita a procura por um imóvel para comprar ou alugar, mas é preciso entender por que a tecnologia se tornou tão valiosa no setor e não apenas adotá-la nos processos, acrescenta a professora.
Ela aponta que grandes players como as plataformas Loft e QuintoAndar têm diversificado a oferta de serviços, chegando a reparos para a casa e reformas. "Com isso, elas ganham mais espaço no mercado."
Segundo relatório do instituto de pesquisas CB Insights, empresas de tecnologia imobiliária cresceram 61% entre 2015 e 2019. Apesar do recuo em 2020, devido à pandemia, o setor deve voltar a aquecer.
A projeção de crescimento é compartilhada por João Chueiri, diretor-executivo de marketing da QuintoAndar, que venceu O Melhor de sãopaulo como imobiliária. "Parte do nosso plano é aumentar a cobertura de bairros em São Paulo e investir em mídia nacional", diz.
Citada por 10% dos entrevistados na pesquisa, a plataforma tem um imóvel anunciado a cada 3 minutos; a cada 5, fecha um contrato de aluguel. Em abril, a empresa demitiu 4% do quadro de 4.000 funcionários. Em nota, declara que as demissões ocorreram por "ajustes internos, buscando mais eficiência operacional".
QUINTOANDAR
10% das menções
Fundação
2013
Unidades
Presente em 6 países e 76 cidades brasileiras
Funcionários
3.840
Faturamento
Não divulga
Crescimento
Não divulga
Temos investido na construção de marca, que já tem quase uma década, com a proposta de morar melhor. Somos mais do que uma imobiliária digital, somos uma plataforma de moradia
SERVIÇO DE MUDANÇA: GRANERO
Quem muda de imóvel quer otimizar espaços
A busca por espaços maiores disparou nos últimos dois anos, assim como a preocupação com ambientes como o escritório. "O home office era um dos últimos locais arrumados na mudança ou sequer entrava no pacote de organização", lembra Ingrid Lisboa, organizadora pessoal à frente da Home Organizer Shop.
Essas alterações refletem a importância da otimização do espaço, que veio com a pandemia e deve permanecer, diz. Para ela, mais espaço nem sempre é sinônimo de mais conforto. É preciso tornar os ambientes funcionais, "avaliar e decidir quais são os melhores lugares para cada objeto, de forma prática".
Uma pesquisa feita pelo Datafolha, em parceria com a QuintoAndar, mostrou que um em cada três brasileiros pretende mudar de imóvel nos próximos dois anos.
Projetos pessoais (36%), como comprar a casa própria (19%), figuram entre as principais razões. Encontrar um lar mais espaçoso, se livrar de problemas estruturais e insatisfação com o bairro atual somam 35% de motivação.
Everton Granero, diretor de franquias da Granero Transportes, conta que a empresa realizou cerca de 40 mil mudanças entre 2020 e 2021, e o serviço com maior procura foi o de deslocamentos interestaduais.
Pela segunda edição consecutiva, a transportadora venceu como empresa de mudanças na pesquisa O Melhor de sãopaulo.
GRANERO
15% das menções
Fundação
1967
Unidades
60
Funcionários
1.000
Faturamento
R$ 180 milhões em 2021
Crescimento
16% em 2021
Nosso diferencial é oferecer aos clientes serviços de embalagem e materiais exclusivos, garantir tranquilidade e segurança com uma apólice de seguro com cobertura completa de roubo, furto, acidente e avarias
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