Descrição de chapéu transporte público

SUS, Metrô e Poupatempo são os melhores serviços públicos de SP

Sistema de saúde está entre os mais bem avaliados pela 2ª vez seguida

São Paulo

O Metrô, o Poupatempo e o SUS (Sistema Único de Saúde) empataram pelo segundo ano consecutivo como o melhor serviço público da cidade de São Paulo.

Desde 2015, o Poupatempo apenas não foi o vencedor em 2020, quando levou a medalha de prata. O Metrô está no topo da lista desde 2018. O SUS alcançou sua primeira vitória em 2021, mas ainda é novidade no pódio.

Na pesquisa O Melhor de sãopaulo, os entrevistados fazem escolhas espontâneas de apenas um serviço da categoria em questão que consideram o melhor —não há votos a partir de uma lista. O Metrô recebeu 13% das citações, o Poupatempo, 12%, e o SUS, 11%.

Na ilustração de Galvão Bertazzi vemos um mix de situações. Uma cena de um metrô de portas abertas onde uma mulher e sua filha está descendo do metrô. Um rapaz com headphones e mochila aguarda sua vez de entrar. Uma senhora se aproxima para também entrar no metrô. Podemos ver através das janelas, vários passageiros sentados e em pé no inteior do vagão. Um mapa com as linhas e direções da Linha do Metrô também é visto. Na outra cena, uma enfermeira do SUS aplica uma vacina num senhor sentado, com uma das mangas da camiseta levantada. Ambos usam máscaras e atrás deles vemos um poster escrito VACINA SUS. Na outra cena, vemos dois guichês com seus atendentes, que atendem o público que faz fila. NUm dos guicHês está escrito DOCUMENTOS.
Galvão Bertazzi

Os três estão tecnicamente empatados devido à margem de erro máxima do levantamento do Datafolha, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

No entanto, somando as diversas menções diretas e indiretas ao SUS, o serviço de saúde pública atinge 22%.

Além das citações explícitas ao SUS, os entrevistados votaram em UBSs (Unidades Básicas de Saúde), AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Ainda mencionaram genericamente "postos de saúde", "saúde" e "hospital público". Todos são serviços do SUS.

Já no ano passado, as referências ao sistema público de saúde somavam 23% (13% para o SUS). Em 2020, 16% (6% para o SUS).

O aumento de seu prestígio está associado aos anos de epidemia de Covid. O sistema se tornou mais conhecido com o atendimento dos doentes e a vacinação contra o coronavírus. Pode ter então havido um primeiro ou raro contato de parte das classes A e B (as entrevistadas pelo Datafolha na pesquisa) com a saúde pública.

Mas, mesmo antes da epidemia, depois de 2018, aumentava o número de citações da saúde pública. Os motivos podem ser a expansão do serviço, a avaliação melhor do atendimento ou também o fato de que, com a crise persistente, mais pessoas tenham sido levadas a deixar o serviço privado.

Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação do Brasil - Antonio Molina - 22.abr.2022/Folhapress

A boa avaliação do Poupatempo é uma constante. O Metrô ganhou votos quando teve sua expansão mais rápida, entre 2017 e 2019. Foram necessárias duas crises muito amplas e profundas, a sanitária e a socioeconômica, para que serviços de caráter público, universal e gratuito rendessem mais votos para a "marca" SUS e agregados.


SUS

Fundação
1988
funcionários
101 mil vinculados ao SUS do município de São Paulo
Unidades
1.028 equipamentos na cidade de SP, entre eles 470 UBSs
Atendimentos
23,8 milhões de consultas em unidades da Secretaria Municipal da Saúde de SP em 2021

Foi um ano de trabalho intenso em toda a nossa rede de saúde, que avançou ainda mais durante o período. Todo o empenho da nossa equipe faz com que as pessoas reconheçam o trabalho realizado

Luiz Carlos Zamarco

secretário da Saúde de São Paulo


METRÔ
Fundação
1968
Funcionários
7.736
Passageiros
576 milhões transportados em 2021
Faturamento
R$ 1,5 bilhão em 2021
Crescimento
5,5% de aumento da receita operacional líquida

O prêmio aumenta a responsabilidade sobre o serviço que prestamos. A ambição do Metrô é oferecer um transporte ainda melhor, apostando na inovação e na tecnologia para trazer mais conforto e facilidade

Silvani Alves Pereira

presidente do Metrô


POUPATEMPO

Fundação
1997
Unidades
130, em 124 cidades de SP
Faturamento
Não há
Funcionários
10,5 mil
Inovação
Durante a pandemia, ampliou o número de serviços digitais para 195

Entre os nossos diferenciais estão os colaboradores. A equipe da linha de frente não mede esforços para atender com agilidade, eficiência e cortesia. O Poupatempo é um programa querido por isso

Murilo Macedo

diretor da Prodesp, empresa que administra o Poupatempo

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.