Inflação e alta de juros forçam mudança de comportamento do consumidor

Itaú, Bradesco Seguros, Porto e XP vencem em suas categorias

Belo Horizonte

A conta não tardou a chegar. Após mais de dois anos de medidas de combate ao coronavírus, o legado da pandemia para a economia brasileira já pode ser resumido em aumento da inflação e da taxa de juros.

Para conter a escalada dos preços, o Banco Central deu início a um ciclo acelerado de reajuste da Selic. De janeiro de 2021 a março deste ano, os juros saíram de 2% ao ano, um dos patamares mais baixos desde a criação do Plano Real, para 11,75%. A mudança afetou diretamente os consumidores e as instituições financeiras.

Empréstimos ficaram mais caros, fazendo muitos consumidores recorrerem a consórcios. Investimentos em renda fixa voltaram a apresentar altos rendimentos.

E a inflação corroeu o poder de compra da população —em março, quase oito em cada dez famílias (77,5%) estavam endividadas, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou alta de 10,06% em 2021 e já atingiu 3,20% no acumulado deste ano até março.

Mercadão de São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

SERVIÇO BANCÁRIO: ITAÚ

Com Covid e Pix, cresce o número de bancarizados

Desde março de 2020, quando a pandemia chegou, o número de brasileiros com ao menos uma conta em uma instituição financeira aumentou 10%. Foram mais de 17 milhões de novos clientes para os bancos.

O pagamento do auxílio emergencial, a digitalização do atendimento e o lançamento do Pix são apontados como principais fatores por trás desse movimento. No caso do Itaú, que tem os melhores serviços bancários para os paulistanos, de acordo com o Datafolha, mais de 60% dos novos clientes chegaram em 2021 por meio dos canais eletrônicos.

Para atrair correntistas, o Itaú teve que concorrer com fintechs e neobanks (bancos digitais) que já nasceram no mundo online e, ao contrário das instituições tradicionais, normalmente não cobram por manutenção de conta ou realização de operações corriqueiras.

"A oferta de produtos bancários essenciais gratuitos, em uma interface digital mais simples —que foi, no início, uma das bandeiras das fintechs—, já é feita por quase todos os bancos ditos tradicionais", diz Renato Lulia Jacob, diretor de relações com investidores e de inteligência de mercado do Itaú Unibanco. Para se destacar, a estratégia é oferecer um portfólio de produtos e serviços capaz de atender a "praticamente todos os perfis", afirma Jacob.

Assim, o Itaú tem dedicado especial atenção aos jovens —54% dos brasileiros entre 18 e 35 anos têm um banco digital como principal instituição financeira, segundo pesquisa global da fintech alemã Mambu.

Na ilustração de Galvão Bertazzi vemos o interior de um banco. Uma mulher conversa com a gerente que está sentada em sua mesa. Um cliente está sendo atendido no caixa e um segurança está parado no fundo da ilustração. Um cofre está fechado atrás do caixa. Vemas as placas SAQUE e POUPANÇA.
Galvão Bertazzi

ITAÚ
38% das menções
(dados gerais do banco)
Fundação
1924
Unidades
4.335 agências e postos
Funcionários 
99,5 mil
Lucro líquido 
R$ 26,8 bilhões (2021)
Crescimento 
45% (lucro líquido 2020 x 2021)

As condições econômicas podem favorecer quem está no mercado há mais tempo

Renato Lulia Jacob

diretor de relações com os investidores e de inteligência do Itaú


PREVIDÊNCIA PRIVADA: BRADESCO SEGUROS E ITAÚ

Pandemia eleva preocupação com o longo prazo

A crise econômica provocada pela pandemia pegou muitos brasileiros desprevenidos. Despesas médicas inesperadas, demissões e redução de salários comprometeram o orçamento das famílias que não tinham reservas de emergência.

"A Covid acabou levando todos nós a avaliar o nível de proteção de que dispomos hoje e como podemos atuar para melhorá-lo", diz Marcelo Rosseti, superintendente-executivo do Bradesco Vida e Previdência.

Nesta edição da pesquisa Datafolha, Bradesco/Bradesco Seguros e Itaú dividiram a vitória entre as previdências privadas. A procura por um melhor planejamento financeiro de longo prazo se refletiu no crescimento do segmento, que registrou aumento de 11,2% em 2021 na comparação com o ano anterior, segundo a Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida).

Na ilustração de Galvão Bertazzi vemos um casal de velhinhos passeando em frente à Torre Eiffel. O senhor exibe uma câmera fotográfica pendurada no pescoço enquanto segura um cofrinho de economias atrás de si. Ambos estão sorrindo.
Galvão Bertazzi

Em 2021, o Bradesco lançou cerca de 30 novos produtos, incluindo fundos de renda fixa, ações e multimercados. O Itaú, por sua vez, passou a aceitar planos de previdência como garantias em empréstimos pessoais, reduzindo assim os juros cobrados.

Agora, as duas financeiras aguardam a conclusão da quarta e última fase do open banking, que prevê o compartilhamento de informações, mediante consentimento dos clientes, de transações envolvendo os planos de previdência.

Com essa prática, as empresas conhecerão melhor os consumidores —e poderão oferecer produtos personalizados, aumentando a concorrência.

BRADESCO SEGUROS
10% das citações
Fundação 
1983
Unidades 
150
Funcionários 
7.000
Lucro líquido 
R$ 5,3 bilhões em 2021
Crescimento
10,9% em 2021

Vemos que os brasileiros estão mais conscientes da necessidade de construírem um planejamento financeiro consistente de longo prazo, de forma a conquistarem um futuro com mais qualidade de vida

Marcelo Rosseti

superintendente do Bradesco Vida e Previdência

ITAÚ
9% das menções
(dados gerais do banco)
Fundação
1924
Unidades
4.335 agências e postos
Funcionários 
99,5 mil
Lucro líquido 
R$ 26,8 bilhões (2021)
Crescimento 
45% (lucro líquido 2020 x 2021)


CONSÓRCIO: ITAÚ e PORTO

Consórcios voltam ao radar dos consumidores

A inflação afetou não só o poder de compra do brasileiro mas também o acesso a financiamentos. Em um cenário de altas taxas de juros, o crédito ficou mais caro, levando consumidores a buscar alternativas para a aquisição de bens de alto valor como carros e imóveis.

Dados da Abac (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios) mostram que os consórcios têm ganhado espaço no mercado: o número de consorciados ativos chegou a 8,51 milhões em fevereiro, o maior patamar da série histórica de 60 anos. No primeiro bimestre de 2022, eles movimentaram R$ 34,9 bilhões, um aumento de 9,3% sobre o mesmo período de 2021.

Se, por um lado, consórcios são vantajosos por não terem taxas de juros, por outro, não é possível prever o momento em que o contratante terá acesso ao bem.

"O consorciado precisa ser contemplado no sorteio ou fazer um lance bem-sucedido. Por isso, se existe uma necessidade urgente para aquisição, o mais recomendado é recorrer a um financiamento", afirma Denis Medina, economista e professor da Faculdade do Comércio de São Paulo.

Na ilustração de Galvão Bertazzi vemos quatro indivíduos ao redor de um cofre centralizado, onde todos depositam dinheiro. Todos tem um pensamento em comum, um veículo.
Galvão Bertazzi

Porto (antiga Porto Seguro) e Itaú dividem a liderança como melhores consórcios da capital paulista, segundo entrevistados pelo Datafolha.

Para se destacar, a Porto aposta em benefícios aos contratantes. Um exemplo é o Reppara!, serviço de reparos domésticos que inclui consertos hidráulicos e elétricos para os clientes de consórcios de imóveis.

Além disso, também passou a oferecer consórcios para a compra de placas fotovoltaicas.

Já o Itaú focou investimentos na digitalização de seus serviços. Desde maio do ano passado, seus clientes conseguem realizar todo o processo de contratação de um consórcio por meio do aplicativo do banco, desde a etapa de simulação da proposta até a efetivação.

PORTO
5%
das menções
Fundação 
1945
Unidades 
55 sucursais
Funcionários 
13 mil
lucro líquido
R$ 1,54 bilhão (2021)
Crescimento
26,8% (receitas da unidade de negócios de consórcios em 2021)

Por meio de analytics, design thinking e inteligência artificial, nossa ideia é sempre expandir novas frentes com a intenção de ir além do mercado de seguros, lançando cada vez mais produtos

Roberto Santos

CEO da Porto

ITAÚ
4% das menções
(dados gerais do banco)
Fundação
1924
Unidades
4.335 agências e postos
Funcionários 
99,5 mil
Lucro líquido 
R$ 26,8 bilhões (2021)
Crescimento 
45% (lucro líquido 2020 x 2021)


ASSESSORIA DE INVESTIMENTOS: XP

Com as fintechs, investir ficou mais democrático

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário do país, encerrou 2021 com queda de 11,92%. O número de brasileiros que investem na Bolsa, porém, cresceu 56% na comparação com o ano anterior, de acordo com dados da B3.

Os 4,2 milhões de investidores movimentaram R$ 501 bilhões no período, ou 17% do total do mercado de renda variável —ambos os resultados são recordes históricos.

Parte da procura pelo mercado de capitais se explica pelas baixas taxas de juros dos últimos anos —para obter retornos maiores, até investidores conservadores recorreram a fundos, ações e ETFs (sigla para "exchange traded funds"), entre outros.

Mas essa tendência se deve, também, à democratização do acesso a plataformas de investimento e à
educação financeira, um movimento encabeçado principalmente por fintechs e bancos digitais.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos dois personagens. Um assessor financeiro mostra ao cliente uma paisagem verde no canto direito inferior do desenho. Um gráfico em ascenção atravessa três monitores de computador do lado esquerdo e se estente até a paisagem, subindo rumo ao céu.
Galvão Bertazzi

Entre eles, destaca-se a XP, eleita pelos moradores da capital paulista a melhor assessoria de investimentos pela quarta vez consecutiva.

"Nos últimos 20 anos, transformamos o setor financeiro eliminando diversas taxas abusivas que eram cobradas e estabelecemos uma relação mais transparente com clientes", diz Guilherme Sant’Anna, sócio e diretor de canais e marketing da XP.

Em 2021, a companhia adquiriu participações minoritárias em uma série de gestoras de recursos de fundos como AZ Quest, Vista Capital, Jive e Capitânia. Neste ano, comprou o banco Modal por R$ 3 bilhões.

O lucro da XP no ano passado foi 76% superior ao de 2020, em parte por causa dos resultados menores daquele ano, que viu as bolsas sofrerem os impactos da pandemia.

Em 2022, a XP planeja ampliar e melhorar seu portfólio de serviços, que hoje já inclui, além da assessoria, conta corrente, cartões, crédito e seguros. "Queremos ser a única instituição financeira dos nossos clientes", explica Sant’Anna.

XP
14% das menções
Fundação
2001
Unidades
Sede em SP; escritórios nos EUA, na Inglaterra e na Suíça
Funcionários
6.193
Lucro líquido
R$ 4 bilhões (2021)
Crescimento
76% (lucro líquido 2020 x 2021)

Buscamos sempre estar próximos dos nossos clientes, entendendo o que é importante para eles e desenvolvendo as melhores soluções, seja internamente ou em parceria com empresas que são referência no mundo

Guilherme Sant’Anna

sócio e diretor dos canais de marketing da XP

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