Confira os vencedores em assistência técnica, internet e vale-alimentação

Vivo, Samsung, Sodexo, VR, Haganá, Protege e Verisure são as melhores em suas categorias

São Paulo

Os paulistanos entrevistados pelo Datafolha para a revista O Melhor de sãopaulo - Serviços também indicaram as marcas mais lembradas em segurança privada, operadora de internet, vale-alimentação e assistência técnica. Sete empresas saíram vencedoras.

O investimento em inovação é comum a todas elas. O setor de segurança aposta em tecnologia para aprimorar serviços, enquanto as facilitadoras de vale-alimentação buscam atender às mudanças do novo PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) com novos produtos. Operadoras de internet, por sua vez, investem em infraestrutura para a chegada do 5G.

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos quatro personagens. Uma mulher segura um prato de comida numa mão e um vale alimentação em outra. Um segurança segura um rádio comunicador numa das mãos. Um rapaz está segurando um celular conectado à internet e um prestador de serviços segura uma chave de fenda e uma chave de boca, uma em cada mão.
Galvão Bertazzi - Galvão Bertazzi

EMPRESA DE SEGURANÇA PRIVADA: HAGANÁ, PROTEGE e VERISURE

Setor aposta em inovação na retomada

O investimento em tecnologia tem sido a principal estratégia das companhias de segurança privada para ampliar o leque de serviços na recuperação, após dois anos consecutivos de queda no setor. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a redução no número de empresas da área foi de 21,5% entre 2020 e 2021.

Um dos produtos mais recentes da Haganá são câmeras instaladas em áreas privadas, cujas imagens ficam armazenadas em nuvem e podem ser acessadas com mais facilidade. A empresa voltou a crescer no primeiro trimestre de 2022, com uma média de 20 a 25 contratos fechados por mês, diz Rogério Euclides Nunes, diretor de capital humano.

Na Protege, o foco em tecnologia resultou no lançamento do primeiro carro-forte totalmente elétrico do mundo, em 2021. O modelo reduz mensalmente 1,4 tonelada de carbono emitido, segundo Marcelo Baptista de Oliveira, presidente do grupo.

Na ilustração de Galvão Bertazzi vemos um segurança de braços cruzados e uma sala de monitoramento com vários monitores mostrando diversos lugares enquanto um outro segurança assiste tudo. Um carro forte de aproxima. Câmeras de segurança e muros com arame farpado são mostrados no fundo da ilustração.
Galvão Bertazzi - Galvão Bertazzi

Já na Verisure, que se destacou pela primeira vez entre os melhores serviços de segurança privada da cidade, na opinião dos paulistanos, o interesse por alarmes monitorados cresceu quase 50% na capital desde o início da pandemia.

A empresa expandiu suas ferramentas de monitoramento com um app, no qual é possível ativar alarmes à distância, acionar um serviço de acompanhamento de trajetos e apertar um botão de emergência.

Outra aposta é a inteligência artificial para detectar falsos alertas, em situações em que o alarme é disparado não por uma emergência, mas por chuvas fortes ou latidos de cachorro, conta Mariana Maaze, diretora de marketing no Brasil.

"A inteligência artificial faz com que sejamos mais assertivos, porque é necessário agir com muita rapidez para garantir a segurança de quem está em situação de risco", diz.

Além disso, a marca está presente em redes sociais para se aproximar do público e faz investimentos em campanhas de TV e rádio.

HAGANÁ
4%
das menções
Fundação
1997
Unidades
São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais
Funcionários
11 mil
Faturamento
R$ 615 milhões
Crescimento
10% em 2021

"O reconhecimento demonstra que a gente está no caminho certo, se esforçando para proporcionar o melhor serviço. O destaque para o segmento é fundamental para que as pessoas possam contratar empresas idôneas, devidamente registradas na Polícia Federal."

Rogério Euclides Nunes

diretor de capital humano da Haganá

PROTEGE
3%
das menções
Fundação
1971
Unidades
44 bases operacionais em 18 estados e no Distrito Federal
Funcionários
12 mil
Faturamento
R$ 1,6 bilhão
Crescimento
Redução de 3% em 2021

"Buscamos sempre oferecer os melhores serviços e soluções para nossos clientes, com um olhar atento para os avanços tecnológicos, a qualificação de mão de obra e os impactos socioambientais. Nesse sentido, a tecnologia é uma aliada da segurança."

Marcelo Baptista de Oliveira

presidente do Grupo Protege

VERISURE
3%
das menções
Fundação
1988, na Suécia
Unidades
Grande SP, Recife, Salvador, Brasília, Goiânia, Vitória, Belo Horizonte, Rio, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre
Funcionários
2.000
Faturamento
Não divulga
Crescimento
40% na captação de novos clientes em 2021

"A segurança dos nossos clientes não se limita ao perímetro da casa ou do comércio. O botão SOS do app serve para casos de emergência e o Acompanha funciona quando é preciso passar por um lugar perigoso durante um trajeto, inclusive em caminhadas."

Mariana Maaze

diretora de marketing da Verisure Brasil


OPERADORA DE INTERNET: VIVO

Expansão do 5G contribui para 4G e fibra ótica

Para que a cobertura 5G, nova geração de conectividade móvel, comece a funcionar nas capitais brasileiras até julho deste ano, municípios e operadoras de internet têm concentrado esforços em infraestrutura.

Em São Paulo, a nova conexão demandará cinco vezes mais antenas do que há hoje. Luciano Stutz, presidente da Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações), explica que, para que haja um ponto de irradiação tanto de 5G quanto de 4G, é preciso chegar às antenas com cabos —comunicação chamada de backbone. Assim, a expansão da infraestrutura de fibra ótica permanece necessária.

"O processo do 5G não se esgota no 5G. O edital da Anatel fala em outros compromissos de abrangência, então a expansão do 4G é tão importante quanto", afirma Stutz.

Na ilustração de Galvão Bertazzi vemos quatro cenas. Um casal utilizando um celular e um tablet. Um rapaz participando de uma video conferência, uma garotinha assistindo um canal de streaming e um homem ouvindo música num fone de ouvido.
Galvão Bertazzi - Galvão Bertazzi

A Vivo, preferida dos paulistanos pelo segundo ano consecutivo como operadora de internet, afirma que manteve o investimento anual de R$ 8 bilhões na infraestrutura de redes fixa e móvel na pandemia.

Segundo Márcio Fabbris, vice-presidente de B2C (negócios diretos ao consumidor), a empresa espera que serviços de entretenimento e educação se ampliem com o 5G.

Em 2021, a Vivo aumentou a cobertura de fibra para mais 2,1 milhões de novas residências no estado de São Paulo, diz Fabbris. Na capital, já existem 4,7 milhões de domicílios e empresas cobertos pela Vivo Fibra.

VIVO
50%
das menções
Fundação
2003
Unidades
Presente em todos os estados do Brasil
Funcionários
33 mil
Faturamento
R$ 44 bilhões
Crescimento
2,1% em 2021

"A premiação reflete os esforços da Vivo em facilitar o dia a dia dos usuários a partir de um ecossistema digital. Esse reconhecimento mostra que nossos esforços são percebidos pelos consumidores e estão conquistando um espaço cada vez maior em São Paulo."

Márcio Fabbris

vice-presidente de B2C (área “business to consumer”) da Vivo


VALE-ALIMENTAÇÃO: SODEXO e VR

Facilitadoras esperam detalhes sobre novo PAT

Com mudanças no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) propostas em um decreto de 2021 do governo federal, facilitadoras de benefícios como vale-alimentação se preparam para transformações no mercado.

Para trabalhadores, entre as novidades estão a possibilidade de receber créditos para alimentação e refeição em um único cartão e o sistema de arranjo aberto —no qual estabelecimentos devem aceitar todas as bandeiras dos benefícios.

Mas o setor ainda espera alguns detalhes que devem chegar com a regulamentação, diz Pedro Benatto, professor da USJT (Universidade São Judas Tadeu). Facilitadoras têm até maio de 2023 para adaptação.

Na ilustração de Galvão Bertazzi vemos uma fila de um restaurante por kilo. Um rapaz leva um prato cheio de comida numa das mãos enquanto entrega um vale alimentação  para um funcionário do estabelecimento. ATrás dele duas moças conversam sorridentes enquanto seguram seus pratos de comida.
Galvão Bertazzi - Galvão Bertazzi

"Como a gestão será compartilhada entre Ministério do Trabalho, Receita Federal, Ministério da Economia e Ministério da Saúde, é preciso aguardar diretrizes deles para que as empresas se adequem."

Uma das indefinições diz respeito à transferência de saldo entre vales alimentação e refeição. "Para o que for entendimento do governo, temos portfólio que atende", diz Renato Pelissaro, vice-presidente de marketing e produtos da Sodexo, que empatou como melhor vale-alimentação na pesquisa com a VR Benefícios.

Ambas as empresas já têm opções de cartões que reúnem créditos de alimentação e refeição, recurso utilizado hoje por empregadores não inscritos no PAT, mas que fornecem o auxílio-alimentação, modelo que permite mais flexibilidade.

SODEXO
16%
​das menções
Fundação
1966, na França
Atuação
55 países; presente em todo o Brasil
Funcionários
412 mil no mundo e 650 no Brasil
Faturamento
Não divulga
Crescimento
Não divulga

"A Sodexo, mesmo em cenário de turbulência e grandes mudanças no mercado, continua sendo referência e autoridade pela qualidade do serviço oferecido."

Renato Pelissaro

vice-presidente de marketing e produtos da Sodexo Benefícios e Incentivos

VR
15%
das menções
Fundação
1977
Atuação
Presente em todo o Brasil
Funcionários
703
Faturamento
R$ 7 bilhões
Crescimento
Média de R$ 1 bilhão por ano

"Estar entre as mais lembradas em um período tão desafiador é uma honra, um grande reconhecimento e é promover uma vida melhor."

Paulo Grigorovski

diretor-executivo de marketing e serviços ao trabalhador da VR Benefícios


ASSISTÊNCIA TÉCNICA: SAMSUNG

Rede credenciada oferece vantagens ao consumidor

Nesta edição de O Melhor de sãopaulo, a Samsung lidera sozinha pela primeira vez entre as assistências técnicas. Para Luiz Xavier, diretor sênior de "customer service" da empresa no país, a abrangência da rede autorizada, que tem mais de 400 pontos em 250 cidades brasileiras, é um dos motivos para a premiação.

"O fabricante é quem melhor conhece os detalhes de engenharia, design e configuração", diz. "É quem tem peças originais, treinamento e equipe de suporte preparada."

Assistência técnica é uma das categoria de O Melhor de sãopaulo - Serviços - Jardiel Carvalho/Folhapress

Na rede credenciada, há vantagem de mais canais disponíveis se for preciso fazer reclamação, diz David Guedes, assessor jurídico da área de relacionamento do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). Ao levar o equipamento a estabelecimentos especializados, mas sem vínculo com a marca, o consumidor perde o direito de reclamar para o fabricante se o problema persistir.

SAMSUNG
8%
das menções
Fundação
1969, na Coreia do Sul
Unidades
2 complexos industriais e 2 centros de produção e distribuição, no Amazonas e em São Paulo
Funcionários
Não divulga
Faturamento 
Não divulga
Crescimento
Não divulga

"Esse reconhecimento é muito importante porque nos diz que estamos no caminho certo e que devemos continuar melhorando e inovando. É um orgulho saber que o consumidor paulistano confia na nossa marca e no nosso serviço."

Luiz Xavier

diretor sênior de “customer service” da Samsung Brasil

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.