Descrição de chapéu Serviços 2021

Valorização do transporte individual na pandemia salva locadoras de veículos

Em pesquisa Datafolha, Localiza é eleita a melhor na categoria pelos paulistanos

São Paulo

As locadoras de veículos passaram por momentos distintos ao longo da pandemia. Logo no início, entre os meses de março e maio de 2020, receberam milhares de carros de volta. Eram automóveis usados por motoristas de aplicativo que, de repente, não tinham mais passageiros.

O segundo momento ocorreu no último trimestre do ano passado. Com a retomada das atividades, o transporte individual passou a ser valorizado em detrimento do coletivo. Os veículos, que antes sobravam, agora estavam em falta.

Foi neste cenário que a Localiza se destacou. A empresa, que possui 216,3 mil carros em sua divisão de aluguel, foi lembrada como o melhor serviço de locação de veículos pelos paulistanos. É a primeira vez que a categoria é incluída na pesquisa.

“Temos um planejamento estruturado visando entender as dinâmicas que influenciam essa operação, como demandas sazonais, períodos e locais específicos da retirada”, diz Elvio Lupo, diretor-executivo de aluguel de carros da Localiza.

Na pandemia, a empresa intensificou os processos de higienização dos veículos e das agências. Soluções digitais foram implementadas e hoje permitem fazer todos os procedimentos por meio de aplicativo, o que inclui localização no pátio e abertura de porta.

As evoluções são necessárias também para encarar novos concorrentes —caso das montadoras, que começaram a atuar no setor de locação por meio de planos de assinatura.

“A assinatura é uma alternativa inteligente para muitos. Em vez de comprar, pode-se utilizar o veículo que quiser, além de não ter que se preocupar com pagamento de impostos e manutenção”, diz o executivo da Localiza, que também oferece esse tipo de solução.

Oskar Kedor, fundador da startup Mobility S/A, diz que a concorrência entre montadoras e locadoras fará bem ao mercado. “Ainda não se sabe quem ganhará essa batalha, mas o cliente será beneficiado.”

VENCEDORA NA CATEGORIA LOCAÇÃO DE CARRO: LOCALIZA

42% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021

Fundação 1973
Unidades 540 agências de locação
Funcionários 11 mil
Faturamento R$ 3,15 bilhões em receita líquida na divisão de aluguel de carros
Crescimento 3,2% na receita líquida de 2020
​Ações sociais Destinou R$ 16 milhões —em ações próprias e parcerias com empresas e ONGs— a três frentes impactadas pela pandemia: saúde pública, comunidades em vulnerabilidade e empreendedores. Entre as iniciativas está a doação para pesquisas de vacina contra a Covid-19. Fez ainda o empréstimo de 180 carros para contribuir com atividades de mitigação da pandemia

Temos o cliente como um dos pilares do negócio. Isso significa ter total sinergia das atividades da companhia e fazer, de fato, entregas robustas e consistentes, o que envolve padrões elevados de atendimento, excelência operacional, inovação permanente e desenvolvimento de soluções bastante alinhadas às necessidades do cliente em sua jornada de mobilidade

Elvio Lupo

diretor-executivo de aluguel de carros

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.