Descrição de chapéu Serviços 2021

Pandemia levou farmácias a recriarem às pressas modelo de venda

Drogaria São Paulo foi a marca mais citada pelos paulistanos na categoria

Amarilis Lage
São Paulo

As 26 maiores redes de farmácias do país movimentaram R$ 1,77 bilhão com vendas via delivery e ecommerce em 2020. É mais que o dobro do observado em 2019, afirma Sérgio Mena Barreto, diretor-executivo da Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias).

“Com a pandemia, o grande varejo farmacêutico teve de reinventar o modelo de negócios para aprimorar seus canais digitais”, diz Barreto. Além disso, afirma, as farmácias também viram aumentar a demanda por serviços como exames de glicemia, medição de pressão arterial e vacinação.

Tanta mudança ensejou uma corrida contra o tempo na Drogaria São Paulo, melhor farmácia da cidade segundo pesquisa Datafolha.

“Antecipamos em três anos nossas metas de participação em vendas para o canal digital, que já representa 7% do negócio”, conta Marcelo Doll, presidente do Grupo DPSP.

“Desenvolvemos e implementamos em uma semana a prescrição eletrônica para compra de medicamentos em todas as nossas lojas no país e, desde abril de 2020, mais de 80 mil receitas já foram dispensadas pelo método eletrônico.”

Para atender à demanda dos clientes por serviços de entrega, a empresa reforçou o uso de canais não tradicionais, como o delivery pelo WhatsApp, que já responde por 3% das vendas. Além disso, há a opção de clique e retire, ativação de ofertas pelo app e entregas expressas em até duas horas nas capitais.

Mas também se observou que a demanda não era só por produtos, mas também por informação e serviços clínicos.

“As farmácias assumiram um papel ainda mais protagonista na jornada de saúde do cliente, que passou a procurar por orientações, testes, vacinas, entre outros serviços essenciais para a manutenção de sua saúde”, diz Doll.

No fim do ano, a drogaria lançou o Portal de Serviços Farmacêuticos, por meio do qual os clientes podem solicitar esses serviços.

VENCEDOR NA CATEGORIA FARMÁCIAS: DROGARIA SÃO PAULO

34% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços ​2021

Fundação: 1943
Unidades: 1.366, em oito estados e no Distrito Federal
Funcionários: 26 mil
Faturamento: R$ 11 bilhões
Crescimento: Não divulga
Ações sociais: Em 2020, o grupo destinou R$ 1 milhão para iniciativas de combate à Covid-19, com apoio à Fiocruz para a produção de testes rápidos e distribuição de itens de higiene para a Cufa (Central Única das Favelas). Além disso, apoiou o movimento #EuCuido e realizou três mutirões em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo e com ONGs, vacinando a população de comunidades no Rio e em São Paulo contra H1N1 e outros vírus causadores da gripe. Em março, disponibilizou 14 lojas na capital paulista como pontos de vacinação gratuita contra a Covid-19

Os comportamentos de consumo estão mudando e temos várias razões para crer que eles vêm para ficar. A sociedade deixou de enxergar as marcas pelos seus produtos e passou a vê-las pela forma como estão atentas às necessidades de seus consumidores e abraçam suas causas

Marcelo Doll

presidente do Grupo DPSP

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.