Enquanto alguns setores tiveram de responder a um pico repentino da demanda e outros sofreram com a queda expressiva desta durante a pandemia, os laboratórios precisaram lidar com as duas situações ao mesmo tempo.
Por um lado, atendendo à busca cada vez maior por testes relacionados à Covid-19. Por outro, vendo a demanda por exames despencar devido ao receio dos pacientes.
“Chegamos a divulgar uma redução de quase 40% nos atendimentos, pois a própria Agência Nacional de Saúde Suplementar suspendeu a realização de exames eletivos durante um período”, lembra Wilson Shcolnik, presidente do Conselho de Administração da Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica).
“Mas o impacto foi tão grande no cuidado à saúde da população que a ANS optou por não repetir esse procedimento em março de 2021, mesmo com um aumento do número de casos de Covid.”
Adaptar-se rapidamente ao novo contexto foi fundamental, como mostram as ações implementadas no Fleury e no Lavoisier, que dividem a liderança na categoria de melhor laboratório.
O Lavoisier já acumula sete vitórias —incluindo a do ano passado. Em 2020, um dos diferenciais do laboratório foi apostar na criação de unidades dedicadas a pacientes com sintomas de Covid-19, afirma Rafael Lucchesi, vice-presidente de operações da Dasa, rede da qual o Lavoisier faz parte, assim como o Delboni Auriemo, que ficou com o segundo lugar neste ano.
O Lavoisier passou a contar ainda com cinco pontos de drive-thru e ampliou a frota para realização de atendimento móvel.
Vencedor de duas edições do prêmio, o Fleury também investiu em atendimento móvel —o serviço cresceu 77% em 2020 em comparação com 2019 e passou a incluir novos procedimentos, como exames de ultrassom.
Mas, para além das respostas imediatas à pandemia, Jeanne Tsutsui, diretora-executiva de negócios do Fleury, destaca a busca por uma atuação cada vez mais diversificada.
Em dezembro, o grupo anunciou o Fleury Fertilidade, além das aquisições de 100% do CIP (Centro de Infusões Pacaembu) e de 80% da Clínica de Olhos Moacir Cunha.
VENCEDORES NA CATEGORIA LABORATÓRIOS
FLEURY
19% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021
Fundação: 1926
Unidades: Mais de 260
Funcionários: Mais de 10 mil
Faturamento: R$ 3,2 bilhões
Crescimento: 2,1%
Ações sociais: Com parcerias, o grupo colaborou com o processamento de 24 mil exames para diagnóstico da Covid-19 e mapeamento da doença para subsidiar políticas públicas
Nascemos como laboratório, nos tornamos uma empresa de medicina diagnóstica e agora queremos atuar como uma plataforma de saúde
LAVOISIER
21% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021
Fundação: 1951
Unidades: 95, na Grande São Paulo
Funcionários: 2.081
Faturamento: Não divulga
Crescimento: Não divulga
Ações sociais: Em 2020, deu mil vouchers de 15% de desconto nas unidades para associadas da
Rede da Mulher Empreendedora
"Há 70 anos no mercado, temos a forte tradição e oferta de exames diagnósticos com qualidade e ampla capilaridade"
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.