Descrição de chapéu Serviços 2021 datafolha

Escolas particulares tentam estimular diversidade e protagonismo dos alunos

Colégio Objetivo é o mais lembrado pelos paulistanos em pesquisa Datafolha

Lisandra Matias
São Paulo

Um dos principais desafios dos colégios hoje é educar para a diversidade e desenvolver estratégias para incluir os diferentes perfis de alunos.

O estudante tem assumido cada vez mais o papel de protagonista de seu processo de aprendizagem, e o professor deixa a posição de quem detém todo o saber para assumir uma nova função.

“Ele deve estimular os estudantes a ampliar horizontes, a buscar novos repertórios e a desenvolver suas próprias competências e habilidades”, diz Arthur Fonseca Filho, presidente da Abepar (Associação Brasileira de Escolas Particulares).

Segundo Giuseppe Nobilione, coordenador do Objetivo, um dos maiores méritos do colégio é atender bem a todos os tipos de alunos. “O grande segredo é respeitar os limites de cada um e saber explorar ao máximo as potencialidades.”

A escola é a vencedora na categoria da pesquisa Datafolha pelo terceiro ano consecutivo.

“Um erro é se preocupar somente com os alunos mais problemáticos em termos de aprendizagem e esquecer os bons, que também precisam ser incentivados e ter apoio”, afirma o coordenador.

A maioria dos estudantes entra na escola na educação infantil e permanece nela até o ensino médio. “Nosso aluno fica conosco por 13, 14 anos. Pouquíssimos saem, e outros vão chegando todos os anos, em todas as séries, principalmente no terceiro ano do ensino médio”, diz Nobilione.

Outro diferencial do Objetivo é o fato de os professores não aplicarem e corrigirem as provas de seus próprios alunos. Há uma equipe que elabora os exames e faz a correção para todas as turmas. “Isso tira do professor o poder da nota, para que ele conquiste o estudante pela qualidade da sua aula”, afirma o coordenador. Segundo ele, os docentes são constantemente avaliados pelos alunos por meio de pesquisas.

VENCEDOR NA CATEGORIA ESCOLA PARTICULAR: COLÉGIO OBJETIVO

10% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021

Fundação 1971
Unidades 14 próprias em São Paulo, além de 825 escolas particulares conveniadas e 28 da rede pública em todo o Brasil
Funcionários 1.606, dos quais 953 são professores
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Ações sociais Promove iniciativas filantrópicas, como campanhas de doação de agasalhos e alimentos, trabalhos voluntários em creches e cursos para a comunidade. É parceiro do Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos), que concede bolsas de estudo para jovens de baixa renda

Da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, os passos do conhecimento perpassam aros, argolas, arenas, palcos, areia, rios, mar. No ensino médio, atravessam a ponte para o nível superior. E assim o colégio tem seguido o seu curso

João Carlos Di Genio

presidente

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.