Descrição de chapéu Serviços 2021

Escolas de idioma usam videogame e lives para engajar estudantes

Vencedora em pesquisa, Cultura Inglesa desenvolveu atividades culturais para serem realizadas a distância

Lisandra Matias
São Paulo

Com ajuda da tecnologia, as escolas de idiomas têm apostado na personalização para alavancar a aprendizagem dos estudantes.

Pela sétima vez consecutiva, a Cultura Inglesa foi vencedora na categoria da pesquisa Datafolha.

Durante a pandemia, a companhia desenvolveu atividades culturais para serem realizadas a distância. “Somos conhecidos, há mais de 80 anos, pela nossa atuação cultural. Não queríamos perder no formato remoto esse nosso DNA”, diz Marcelo Dalpino, gerente acadêmico.

O programa Culture+ disponibiliza na plataforma da instituição vídeos e aulas ao vivo —são mais de 30 opções, como coral de música pop, técnicas para entrevistas remotas em inglês e sessões de mindfulness para crianças.

A essas iniciativas se juntam competições de videogame narradas em inglês e chat clubs —grupos de conversação entre estudantes sobre um assunto específico.

“Antigamente, quem queria praticar mais fazia aula de conversação. Hoje, essas atividades tem o toque da personalização”, diz Dalpino.

A customização já era uma tendência nesse segmento, mas a transformação digital, impulsionada pela pandemia, possibilitou ainda mais riqueza em termos de diversidade de conteúdo, afirma o coordenador. “Essa personalização é fundamental para atender à motivação do estudante. É como convidá-lo a praticar sua paixão na língua inglesa.”

Já na escola Wizard by Pearson, os alunos fazem uso do aplicativo Wiz.me, que conta com inteligência artificial para auxiliar no mapeamento do desempenho e sugerir indicações de conteúdos e tarefas. “Assim, eles conseguem potencializar os pontos fortes e tratar as dificuldades existentes”, afirma Jonas Andrey, vice-presidente de estratégia, marketing e inovação da Pearson, segunda colocada na pesquisa Datafolha na categoria.

VENCEDORA NA CATEGORIA ESCOLA DE IDIOMAS: CULTURA INGLESA

21% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2021

Fundação 1935, em São Paulo
Unidades 48, sendo 42 em São Paulo
Funcionários 785
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Ações sociais A escola concede bolsas de estudo —em 2020, foram 1.709 bolsistas, 960 deles da unidade Paraisópolis, onde é oferecido curso gratuito para moradores de baixa renda da comunidade. Além disso, promove há 23 anos o Cultura Inglesa Festival, evento gratuito de cultura, arte e educação

"Neste mundo globalizado e multicultural em que vivemos, o inglês é uma ferramenta para o desenvolvimento pleno da cidadania e ampliação de possibilidades. Por isso, focamos o engajamento dos estudantes com o idioma, por meio de uma abordagem pedagógica qualificada, profissionais e corpo docente muito capacitados, bem como uma estrutura tecnológica de ponta para um ensino imersivo da língua"

Marcos Noll Barboza

CEO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.