Descrição de chapéu Serviços 2021

Com home office, agendas e organizadores lideram vendas nas papelarias

Kalunga é a empresa mais lembrada da categoria pelos paulistanos pelo sexto ano seguido

São Paulo

O ano começou diferente para o setor de papelarias. Em janeiro, não se viram lojas apinhadas de crianças, adolescentes e seus pais em busca de mochilas, cadernos e canetas.

Também tem sido forte o impacto do trabalho remoto para o setor. Com cerca de 8 milhões de brasileiros em home office, segundo dados do IBGE, caiu a procura por material básico para escritórios.

Eleita pela sexta vez a melhor papelaria de São Paulo, a Kalunga teve uma queda no faturamento de 12% em comparação a 2019. Mas a rede não encolheu. “Abrimos mais oito lojas no país, duas delas no estado de São Paulo”, afirma Hoslei Pimenta, diretor comercial e de operações.

A saída, diz ele, foi compensar a queda nas vendas apostando nas novas demandas geradas pela pandemia: quem estuda e trabalha em casa também precisa se abastecer.

Nos primeiros meses da quarentena, quando a clientela estava adaptando a casa aos novos tempos, foi grande a procura por câmeras digitais, teclados para computador e monitores, afirma Pimenta.
Agora, entre os produtos mais vendidos estão os suprimentos para home office, especialmente itens de organização, como agendas permanentes, pastas, arquivos, gaveteiros e organizadores de mesa.

Mas as metas de vendas não teriam sido alcançadas sem o reforço do ecommerce. A modalidade, que antes não chegava a 10% do faturamento da rede, hoje representa 30%.

Na opinião de Pimenta, a possibilidade de comprar pelo site e retirar na loja de preferência ajudou a consolidar as vendas online.

“O boom do ecommerce em todo o país gerou tanta demanda que as transportadoras tiveram problemas para garantir prazos. Foi nosso sistema de retirada que resolveu a questão. Como temos 50 lojas só na capital paulista, estamos sempre perto dos clientes.” O diretor projeta que a empresa deve crescer entre 12% e 15% em 2021. “Mas tudo depende da vacinação”, afirma.

VENCEDOR NA CATEGORIA PAPELARIA

KALUNGA

44% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços ​2021

Fundação 1972
Unidades 226 lojas físicas no Brasil, sendo 50 na capital paulista, além de ecommerce e televendas corporativo
Funcionários 5.000
Faturamento Não divulga
Crescimento Não divulga
Ações sociais
Com o intuito de incentivar o descarte correto dos cadernos usados, a empresa realiza a campanha Seu Caderno Usado Vale Desconto durante o período de volta às aulas. A cada quilo de folhas sem capa e sem espiral, os consumidores recebem R$ 1,50 de desconto nas compras de novos cadernos universitários ou em pacotes de cem folhas da marca Chamequinho

Ficamos muito felizes e orgulhosos com este prêmio, pois pelo sexto ano consecutivo fomos escolhidos como a papelaria preferida dos paulistanos. Em meio ao caos que vivemos, é muito importante para nós esse reconhecimento, gerando ainda mais força e a certeza de que estamos no caminho correto. Gratidão aos paulistanos e também aos nossos colaborares e parceiros

Paulo Garcia

sócio e diretor

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.