Descrição de chapéu Serviços Serviços 2020

Quarentena muda rotina do atacarejo e alavanca setor

Rede Assaí, vencedora na categoria atacadista, reforça cuidados de higienização

Fernanda Perrin
São Paulo

Um dos poucos segmentos que está sofrendo impacto positivo na quarentena é o de atacarejo, que busca unir os preços baixos típicos do atacado com o serviço do varejo.

No primeiro trimestre deste ano, 2,2 milhões de lares passaram a fazer compras nesse tipo de estabelecimento na comparação com o mesmo período do ano passado. A expansão da clientela equivale a um aumento de quatro pontos percentuais, segundo a empresa de pesquisas Kantar, responsável pelo estudo.

As categorias de produtos mais buscadas pelo consumidor são pães industrializados, salgadinhos, biscoitos, refrigerantes, leites UHT, filtros de papel, leites em pó, linguiças, cremes de leite e açúcar.

Para minimizar riscos de contaminação, a rede Assaí diz que reforçou os cuidados de higienização do espaço e dos carrinhos. A empresa fornece álcool em gel em diversos pontos da loja e adesivou o chão para marcar as distâncias que devem ser mantidas nas filas.

Cuidados adicionais, como restrição de circulação de clientes e medição de temperatura, foram adotados em municípios onde há determinações nesse sentido.

O segmento de atacarejo já vinha seguindo uma tendência positiva desde a crise econômica de 2014, quando muitas famílias passaram a buscar o atacado para economizar.

Entre 2014 e 2019, o número de lojas da rede Assaí, por exemplo, saltou de 84 para 166. Neste ano, a previsão é abrir mais 20 lojas, de acordo com o GPA, grupo detentor da marca.

De olho na clientela de empreendedores, como donos de bares e restaurantes, a prioridade do Assaí para os próximos anos são as soluções financeiras.

A marca lançou em 2018 a maquininha de pagamentos Passaí e, assim como as redes de atacado Makro e Spani, possui cartão próprio.

Vencedora na categoria atacadista: Assaí

37% das menções na pesquisa Datafolha O Melhor de sãopaulo Serviços 2020

Fundação 1974
Unidades 167 lojas em 20 estados e no Distrito Federal
Funcionários 40 mil
Faturamento Em 2019, foram R$ 30,4 bilhões, acréscimo de R$ 5,5 bilhões na comparação com 2018
Crescimento Em 2019, a rede cresceu 21,9% no período, na comparação com 2018, com a abertura de 22 lojas e ampliação da participação de mercado para 28,5%. Até dezembro deste ano, serão inauguradas 20 unidades. Está prevista a abertura de mais 60 lojas nos próximos três anos, com o objetivo de alcançar faturamento bruto de R$ 50 bilhões em 2022
Inovação Criou o Fast Pass, caixas automatizados com capacidade para registrar até cem produtos por minuto
Ações sociais Anualmente, a rede trabalha uma agenda interna e externa com diferentes ações cujo foco são a conscientização e o engajamento para diferentes temáticas de inclusão

"Hoje, mais de 15% das nossas lojas estão localizadas na cidade de São Paulo, o que reforça a importância dessa vitória para todos nós. No Assaí, transformamos cada feedback de clientes em oportunidades de melhora. Desde 2012, quando iniciou sua expansão, o Assaí vem modernizando as lojas e aprimorando a experiência de compra dos diferentes públicos-alvo da rede. Sem dúvida, todo esse esforço contribui para o sucesso do negócio."
Belmiro Gomes, presidente

Tópicos

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.